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Ano Letivo: 2017/18

Gestão

Marketing Internacional

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 929511.

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
No domínio das aptidões:
•Incentivar o espírito de observação de ambientes internacionais, de inovação e de participação na mudança
•Estimular a aptidão para o trabalho em equipa
•Desenvolver a faculdade de análise de documentos diversos — textos de autor, notícias de imprensa, dados
Estatísticos, entre outros – entre os hábitos e métodos de estudo
•Incentivar a eficácia de compreensão e de comunicação oral e escrita
•Estimular a capacidade crítica
No domínio das competências:
•Perceber o funcionamento dos mercados internacionais
•Perceber a importância das organizações internacionais
•Identificar a atividade e o desempenho dos gestores de marketing internacional
•Desenvolver capacidades de gestão internacional de uma forma autónoma, ética e socialmente responsável
•Desenvolver um Plano de Marketing Internacional

Programa
1. A Dimensão e o Desafio do Marketing Internacional
2. A importância da Macroenvolvente
3. O Produto e o Serviço internacional
4. A comunicação Internacional
5. Distribuição e Logística Internacional
6. Política de preço internacional
7. Risco, organização e implementação das atividades de marketing internacional

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: constituída prova escrita individual, ponderação de 40%, nota mínima de oito valores, e por trabalho de grupo com apresentação e discussão, ponderação de 60%, nota mínima de dez valores.
Avaliação por exame: Prova individual 100%

Bibliografia
- Cateora, P. e Gilly, M. e Graham, J. (2009). International Marketing. Boston: McGrawHill / Irwin
- Doole, I. e Lower, R. (2008). International Marketing Strategy. : Cengage
- Hortinha, J. e Viana, C. (2009). MArketing Internacional. Lisboa: Edições Sílabo
- Jaffe, E. e Alon, I. (2013). Global Marketing. Contemporary Theory. Practice and Cases.. : McGrawHill

Método de Ensino
Estudos de caso, realização de trabalhos, exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Método de ensino construtivista. Haverá uma parte expositiva. Metodologia inspirada na investigação ação.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

 


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