IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Design Editorial

Design de edições periódicas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

10 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 90,0 TP + 6,0 OT + 4,0 O , Cód. 30818.

Docente(s)
- Elisabete de Jesus Rosado Rolo (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Noções básicas de Adobe Indesign

Objetivos
1. Desenvolver um projecto de design de revista e de jornal ou outro tipo de edição periódica adequado às particularidades do seu conteúdo; 2. Paginar conteúdos de uma edição periódica segundo regras de coerência formal, de legibilidade e de fluxos de leitura da página.

Programa
1. Formatos de revistas e adequação à sua função; partes constituintes de uma revista e suas particularidades de design; design de capas de revistas;
2. Formatos de jornais e adequação à sua função; análise do design de jornais contemporâneas e não contemporâneos;
3. Inclusão de iconografia e relação formal com o texto; contrariar as regras conscientemente e com eficácia.

Metodologia de avaliação
Avaliação final dos projectos solicitados em frequência e em exame: 80%.
A participação activa nas actividades letivas será valorizada em 20 %.
A classificação final resulta da ponderação de ambos os tipos de avaliação.

Bibliografia
- HELLER, S. (2003). Merz to Emigre. New York: Phaidon Press
- LESLIE, J. (2003). Nuevo diseño de revistas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili
- SAMARA, T. (2007). Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosa Naify

Método de Ensino
1. Aulas teóricas auxiliadas com projecção de demonstrações dos conteúdos programáticos;
2. Prática de paginação de artigos em revistas especializadas de diversas temáticas.
3. Elaboração de um projecto de design de revista e de jornal.

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado