Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
5.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 338042.
Docente(s)
- António João de Carvalho da Cruz (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
a) Conhecer as características da literatura técnica e científica
b) Saber realizar pesquisas bibliográficas
c) Saber organizar artigos, relatórios e dissertações
d) Saber usar linguagem escrita adequada a esses documentos
e) Saber usar o software disponível para a preparação desses documentos
Programa
1. O processo de investigação.
2. Pesquisa bibliográfica:
a) o que procurar: a literatura científica ou técnica nas diferentes áreas do saber; o artigo científico; a literatura da Conservação e Restauro e a sua especificidade;
b) como procurar: pesquisa tradicional e pesquisa em ambiente digital; os instrumentos de pesquisa digital;
c) como obter a bibliografia em formato digital: publicações com acesso pago; acesso a revistas com edição apenas em formato digital; editoras com obras de Conservação e Restauro disponíveis gratuitamente; obras digitalizadas no âmbito de programas de digitalização;
d) que informação guardar sobre as referências bibliográficas e como a guardar: identificação das referências bibliográficas; elementos de identificação de referência digital; bases de dados bibliográficas para uso pessoal; principal software de gestão de referências bibliográficas.
3. Escrita de documentos científicos e técnicos, especialmente relatórios de estágio e dissertações:
a) estrutura: organização de artigos, relatórios e dissertações; diferentes práticas das diferentes áreas do saber; modelos pré-estabelecidos; uso de notas de rodapé; uso de tabelas e figuras.
b) estilo: os diferentes estilos académicos; clareza; rigor; escolha do vocabulário; uso da forma verbal; construção das frases; articulação entre as frases; uso de abreviaturas; uso de números;
c) referências bibliográficas: a importância das referências bibliográficas; a diversidade de formatos; principais sistema de apresentação das referências; exemplos de formatos de apresentação das referências bibliográficas.
d) tabelas e figuras: uso de tabelas e figuras; estrutura das tabelas; figuras com Informação obtida na forma de imagem, com informação obtida na forma numérica (gráficos) e com Informação de natureza estrutural ou relacional (esquemas).
4. Preparação de documentos, especialmente relatórios de estágio e dissertações, em formato digital:
a) formatos digitais para a apresentação e a divulgação de documentos: formato doc, docx e pdf e respectivas vantagens e limitações; conversão para ficheiro pdf; junção de ficheiros pdfs;
b) imagens em formato digital: formatos de imagem; digitalização de imagens; traçado de gráficos; montagem de elementos gráficos; optimização da dimensão dos ficheiros gráficos;
c) uso do processador de texto: formatação; modelos e estilos; sequências numéricas automáticas; marcadores; referências cruzadas; índice; ferramentas linguísticas; registo automático de alterações e comentários.
Metodologia de avaliação
As aulas teórico-práticas são de presença obrigatória.
A avaliação é efectuada através de questões com resposta escrita nas aulas TP (50 %) e artigo de revisão (com mínimo de 8 valores), sobre tema à escolha, a entregar nas épocas de exame (50 %)
Bibliografia
- Azevedo, M. (2011). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares. Sugestões para a Estruturação da Escrita. Lisboa: Universidade Católica Editora
- Estrela, E. e Leitão, M. e Soares, M. (2015). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos . Lisboa: Dom Quixote
- Pereira, A. e Poupa, C. (2008). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word. Lisboa: Sílabo
- Turabian, K. (2013). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. Chicago: The University of Chicago Press
Método de Ensino
As aulas teóricas são de natureza expositiva com recurso a apresentação de Powerpoint que é previamente distribuída aos alunos. Nas aulas teórico-práticas são discutidos alguns problemas comuns e são realizados alguns exercícios pelos alunos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável