Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814324.
Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de modelar objetos simples, aplicar shaders e texturas, iluminar um cenário e desenvolver animação e imagem 3D simples.
Programa
1 - Modelação
1.1 Apresentação do software e respetivo interface
1.2 Técnicas de modelação 3D (primitivas, subdivisão de poligonos, shapes)
1.3 Modelação de objeto como base em referências fotográficas
1.4 Princípios básicos de modelação de personagens
1.5 Criação de UV's
2 - Texturas
2.1 Render do UV layout do objeto 3D
2.2 Abordagem às ferramentas do software Photoshop para trabalhar texturas
2.3 Criação de uma textura padrão
2.4 Criação das texturas: diffuse, specular, bump, opacity
2.5 Diferentes tipos de Shader
2.6 Atributos do Shader
2.7 Aplicação das texturas
3 - Fundamentos de Animação 3D
3.1 Animação por keyframes
3.2 Edição de curvas de animação
4 - Exportação de Objetos
4.1 Preparação de objetos para impressão 3D e para jogos em Unity
4.2 Exportação de objetos em formato OBJ e FBX
5 - Iluminação
5.1 Tipos de luzes
5.2 Atributos da luz e sombra
5.3 GI (Global Ilumination)
5.4 Settings de Render
5.5 Iluminação de uma cena
5.6 Iluminação de personagens
5.7 Iluminação por 3 pontos
5.8 Render
6 - Fundamentos de Animação 2D
6.1 Abordagem aos Motion Graphics em After Effects (animação por keyframes)
6.2 Blending Modes
6.3 Efeitos
6.4 Render
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (5%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Projeto final (70%)
Avaliação Periódica:
- Projeto final (100%)
Avaliação Final:
- Projeto Final (100%)
Bibliografia
- Derakhshani, R. e Derakhshani, D. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Indiana: Wiley
- Greenway, T. e Morse, S. e Hargreaves, J. e Perrins, C. e Tilbury, R. (2011). Photoshop for 3d artists. (Vol. 1). Reino Unido: 3dtotal
- Gyncild, B. e Fridsma, L. (2017). Adobe After Effects CC Classroom in a Book . (Vol. 1). Estados Unidos: Peachpit
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Autodesk 3Ds Max, Adobe Photoshop.