IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Informática e Tecnologias Multimédia

Matemática Discreta

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP + 5,0 OT , Cód. 81432.

Docente(s)
- Maria Isabel Vaz Pitacas (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conteúdos programáticos das disciplinas de Matemática do Ensino Secundário.

Objetivos
Esta unidade curricular pretende promover o raciocínio indutivo e dedutivo e confere competência para equacionar problemas em contextos gerais. Desenvolver destreza no uso e manipulação da linguagem simbólica da Matemática úteis em outras unidades curriculares do curso:
1. Conhecimento e compreensão – Conhecer e compreender conceitos de Matemática Discreta e suas propriedades afim de desenvolver raciocínio rigoroso e adquirir conhecimentos necessários à aprendizagem de matérias de outras UC do curso.
2. Aplicação de conhecimentos e compreensão – Capacidade em relacionar conceitos, em modelar problemas envolvendo os conceitos de Matemática Discreta; capacidade em aplicar conceitos de Matemática Discreta na modelação e na resolução de problemas ligados às tecnologias e à informática.
3. Formulação de juízos – Capacidade em usar um espírito crítico na análise dos resultados obtidos.
4. Competências de comunicação – Capacidade em usar simbologia matemática e em atingir maior rigor e clareza no pensamento e na linguagem.
5. Competências de aprendizagem – Capacidade em estudar autonomamente.

Programa
1. Introdução à Lógica Matemática.
1.1. Designações e proposições.
1.2. Definição e propriedades de operações lógicas.

2. Álgebra de Boole
2.1. Introdução.
2.2. Definições. Axiomas. Teoremas
2.3. Funções lógicas e tabelas de verdade.
2.4. Funções lógicas e sua representação em circuito lógico.
2.5. Forma canónica de uma função lógica.

3. Teoria de Conjuntos. Algumas Noções.
3.1. Noção de Conjunto.
3.2. Representação de um Conjunto.
3.3. Relação de Pertença. Relação de Não Pertença.
3.4. Conjuntos Particulares.
3.5. Conjuntos Finitos. Conjuntos Infinitos.
3.6. Identidade de Conjuntos.
3.7. Relação de Inclusão.
3.8. Conjuntos. Operações Fundamentais.
3.9. Propriedades dos Conjuntos.

4. Relações Binárias.
4.1. Par ordenado.
4.2. Produto Cartesiano.
4.3. Relações Binárias. Sua Representação.
4.4. Relação Inversa.
4.5. Relações Binárias num Conjunto. Propriedades das Relações Binárias.
4.6. Relações de Equivalência.
4.7. Relações de Ordem.

5. Introdução à Teoria de Grafos
5.1. Alguns problemas históricos.
5.2. Conceitos básicos.
5.3. Grafos Conexos.
5.4. Grafos eulerianos e grafos hamiltonianos

Metodologia de avaliação
Avaliação
-Periódica:2 provas escritas (0 a 20 valores cada).Classificação final:0.5PE1+0.5PE2.Dispensa de exame: mais de 6 valores em cada frequência e classificação final 10 valores ou mais.
-Final:
Exame(prova escrita: 0 a 20 valores)

Bibliografia
- Biggs, N. (2005). Discrete Mathematics. Oxford: Oxford University Press
- Lipson, M. e Lipschutz, S. (1997). Matemática Discreta. Bookman: Colecção Schaum
- Rosen, K. (2009). Matemática Discreta e suas Aplicações. McGrawHill: McGrawHill
- Rostami, M. e Cardoso, D. (2009). Matemática Discreta. Lisboa: Escolar Editora

Método de Ensino
Aulas de exposição da matéria teórica, com consolidação dos conhecimentos através da apresentação de exemplos e resolução de exercícios práticos. Acompanhamento dos alunos na resolução de exercícios e no esclarecimento de dúvidas.

Software utilizado nas aulas
Ferramentas de produtividade; plataforma de eLearning.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado