Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964037.
Docente(s)
            - Sílvio Manuel da Rocha Brito  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Identificar as principais diferenças a nível cognitivo, emocional e comportamental entre os individuos.
Compreender o impacto das diferenças nas organizações.
Integrar essas diferenças na gestão de pessoas.
Programa
          Antecedentes históricos, conceito e objecto da psicologia diferencial 
O método da psicologia diferencial
A origem das diferenças: hereditariedade-meio. 
Os principais objectos da psicologia diferencial: as características psico-físicas, a personalidade e a inteligência.
As diferenças inter-grupais: idade, género e grupos culturais.
A gestão da diversidade nas organizações.
Aplicações no contexto da GRH.
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua: Realização de casos práticos escritos - 60% mais uma prova escrita de frequência - 40%. Dispensa de avaliação final que obtiver 10 valores ou nota superior na avaliação contínua.
Avaliação por exame escrito.
Bibliografia
          - Bachs, J. (1999). Psicologia Diferencial. Lisboa:  Plátano-Edições Técnicas
- González Brignardello, M.(2004). Guia Didáctica - Psicologia Diferencial. (Vol. 1). (pp. 1-148). Madrid:  Universidad Nacional de Éducación a Distancia
- Reuchilin, M. (1998). A Psicologia Diferencial. LIsboa:  Biblioteca Universitária. Biblioteca Universitária.
Método de Ensino
          Os conteúdos teóricos serão abordados com recurso a métodos expositivos. A componente prática envolverá a análise de estudos de caso e exercícios
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















