Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964008.
Docente(s)
            - Isabel Maria da Cruz Ferreira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final da uc, os estudantes devem: 
conhecer os principais conceitos subjacentes à análise e intervenção psicossocial; 
diferenciar as principais técnicas na análise e intervenção psicossocial;
compreender a amplitude dos fenómenos de interação humana; 
demonstrar competências de interação no âmbito das relações interpessoais e intergrupais.
Programa
          1.Origem e percurso da Psicologia Social: Introdução à Psicologia Social. Algumas definições.
2.Formação de impressões: Principais abordagens.Problemas no estudo na formação das impressões.  
3.Atitudes: respostas cognitivas, afetivas e comportamentais. Funções motivacionais das atitudes. Relação entre atitudes e comportamento.
4.Influência social: às escuras e às claras; as experiências de Milgram.
5.Relações e conflitos intergrupais: noção de grupo; principais variáveis.
6.Atribuição causal: Locus-controle; atribuição causal; erro fundamental da atribuição. 
Metodologia de avaliação
          - Realização de uma prova escrita no final da unidade, para admissão ou dispensa de exame final.  
- Prova escrita nas épocas de exame estabelecidas. 
- Condições específicas explicitadas na 1.ª sessão e constam na ficha da UC em papel.
Bibliografia
          - LEYENS, J. (2015). Psicologia social. Lisboa:  Edições 70.
- LIMA, M. (2003). Temas e debates em Psicologia Social: Identidade, conflitos e processos sociais - A Psicologia Social na prática.  Lisboa:   Livros Horizonte.
- MYERS, D. (2014). Psicologia Social. São Paulo:  McGraw-Hill.
- VALA, J.  e MONTEIRO, M. (2007). Psicologia Social. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas com exposição oral (apoiadas por datashow) e apresentação/discussão de casos e de resultados de experiências.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















