Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152125.
Docente(s)
- Eduardo Fontão MontAlverne Brou (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos, mas aconselha-se que os alunos tenham conhecimentos básicos de Gestão e Economia.
Objetivos
Clarificar o conceito de Estratégia e transmitir a evolução dos modelos, ferramentas e práticas da Gestão Estratégica. Pretende-se que os alunos consigam identificar e analisar, no contexto, a estratégia de uma organização, os processo pelos quais ela é formulada, planeada e/ou formada.
Programa
1ª UNIDADE: ESTRATÉGIA
I - ESTRATÉGIA: CONCEITO E PROCESSO
1. Apresentação de definições válidas.
2. Decisão, Escolhas e Processo Estratégicos.
3. A intenção estratégica.
4. Bibliografia - referência da Gestão Estratégica; as Obras seminais.
II ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. Análise SWOT - K. Andrews
2. A Estratégia Económica - K. Andrews
3. Análise Competitiva; Escola do Posicionamento (Modelo das 5 Forças - Porter).
4. Estratégias genéricas.
5. Grupos Estratégicos - Porter.
6. A cadeia de valor - Porter.
7. A Estratégia baseada nos Recursos ( the Resource-based view of the Firm).
8. As Competências Nucleares - Hamel & Prahalad.
III A FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. O Planeamento Estratégico formal.
2. Interação entre Formulação e Execução.
3. "Moldar" a Estratégia - Mintzberg.
4. O "efeito Honda" - Pascale.
5. Variação - Seleção - Retenção.
2ª UNIDADE: AS ORGANIZAÇÕES (Uma Revisão breve).
I - TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
1. Porquê estudar as organizações?
2. A Teoria das Organizações.
3. Organizações como área de estudo.
4. Definindo o conceito de organização.
5. Porque é que existem organizações?
6. A organização "total".
II ? A ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES
1. Revisão do conceito.
2. As seis partes básicas da organização ? Mintzberg.
3. Características básicas e mecanismos de coordenação.
4. Configurações da organização ? Mintzberg.
5. Variáveis principais da estrutura de uma organização.
6. Formas básicas da estrutura de uma organização.
7. Estrutura vs. dimensão/idade.
8. Estrutura e tecnologia.
9. Estrutura e ambiente
10. Estrutura; tendências.
11. A escolha da estrutura
3ª UNIDADE: ESTRATÉGIA E CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS
I - ESTRATÉGIA E CONTEXTO EMPRENDEDOR (START-UP)
1. A organização empreendedora.
2. Estratégia em contexto empreendedor.
II - ESTRATÉGIA E CONTEXTO MADURO.
1. A burocracia mecanicista.
2. O planeamento estratégico.
3. Condições para a programação estratégica.
III. ESTRATÉGIA E CONTEXTO DIVERSIFICADO
1. A organização diversificada.
2. A estrutura divisional.
3. O papel da sede.
4. Tipos de diversificação. Grupo vs. Empresa diversificada.
IV - ESTRATÉGIA E CONTEXTO INOVADOR
1. A organização inovadora; estrutura básica.
2. Condições da organização inovadora.
3. Formação da estratégia no contexto inovador; as funções do vértice estratégico.
4. Competências nucleares das empresas de projeto.
V - ESTRATÉGIA E CONTEXTO INTERNACIONAL:
A Internacionalização e a Gestão de Empresas Multinacionais.
1. A abordagem tradicional ao desenvolvimento multinacional.
2. Internacionalização: uma experiência de aprendizagem.
3. Modelo de estágios da estrutura internacional ? Stopford & Wells.
4. A decisão do modo de entrada.
5. Modelos estratégicos e organizacionais da internacionalização.
6. Características da indústria e estratégia internacional.
7. O âmbito global e local das decisões.
Metodologia de avaliação
2 Testes Escritos (50%), Notas sobre Casos (7,5%), Trabalho de Grupo (37,5%), Qualidade da Participação nas aulas (5%).
Bibliografia
- Mintzberg, H. e Quinn, J. e Ghoshal, S. e Lampel, J. (2014). The Strategy Process; Concepts, Contexts, cases. UK: Pearson Education
- Mintzberg, H. (2003). The Strategy Process. USA: Pearson Education
- Ott, J. e Shafritz, J. e Jang, Y. (2010). Classics of Organization Theory. USA: Wadsworth
- Santos, J. (1992). A Gestão de Grupos Empresariais. Porto: Asa
Método de Ensino
Método expositivo. Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. Análise de casos empresariais práticos.
Software utilizado nas aulas