Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015
2 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 1,50 OT , Cód. 912350.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Neste curso, será ocupado com o ensino de engenharia, que envolve a referência à ética profissional dos engenheiros. Esta UC visa permitir a capacitação do estudante para a sua tomada de decisão ética, seja como liders ou como membros de grupos de trabalho.
Programa
1. Introdução à ética para Engenheiros:
1.1. Definição de Ética;
1.2. Ética e Moral;
1.3. Ética Profissional;
1.4. Associação Portuguesa de Ética Empresarial;
1.5. Comissão Técnica de Ética;
1.6. Normalização Internacional;
1.7. ISO 26000.
2. Liderança ética, responsabilidade individual e virtudes do Engenheiro:
2.1. As dez lições de liderança;
2.2. Construindo a Confiança;
2.3. Pensamento grupal - o que podem fazer os líderes;
2.4. Responsabilidade dos engenheiros/ responsabilidade do sistema
2.5. Os códigos de ética e conduta profissional
3. Whistleblowing:
3.1. Introdução;
3.2. A ambiguidade moral do Whistleblowing;
4. Engenheiros numa encruzilhada:
4.1. Introdução;
4.2. Lealdade à empresa;
4.3. Denúncia permissível/ obrigatória;
4.4. Deveres;
4.5. Denúncia anónima;
4.6. Linhas de orientação para engenheiros dissidentes por motivos éticos.
5. A moral:
5.1. O triângulo dilemático;
5.2. Responsabilidade do sistema;
5.3. Os riscos da responsabilidade individual;
5.4. Obediência cega à cadeia de comando;
5.5. Obsessão por cumprir objetivos predefinidos;
5.6. Confiança;
5.7. Liderança;
5.8. Lealdade à empresa;
5.9. Objetivismo moral, subjetivismo moral e ética situacional.
6. Casos práticos:
6.1. Lealdades;
6.2. Direitos de propriedade;
6.3. Economia a quanto obrigas;
6.4. Desonestidades e honestidades;
6.5. Estágio
6.6. Quando a cooperação é penalizada.
Metodologia de avaliação
Trabalho teórico prático com 60% para o relatório escrito e 40% para a apresentação e defesa.
Bibliografia
- Rego, A. (2010). Ética para engenheiros. LX: Lidel
Método de Ensino
Método teórico ? prático com frequência de análise de casos relacionados com a matéria dada. Recurso ao data-show.
Software utilizado nas aulas
PowerPoint; Word