IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Comportamento Organizacional

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964433.

Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento dos principais processos organizacionais comportamentais a nível individual e grupal numa organização; Desenvolver competências para melhor compreensão/gestão das pessoas, a nível interpessoal/grupal. Desenvolver sentido crítico e reflexivo em Comportamento Organizacional.

Programa
1. Delimitação conceptual do comportamento organizacional
2. Comunicação (funções, níveis de análise, competências)
3. Motivação (processo motivacional, principais teorias e satisfação no trabalho)
4. Liderança (teorias, principais estudos e resultados organizacionais)
5. Comportamentos de cidadania nas organizações (justiça, atitudes, características personalidade, consequências)
6. Conflito e negociação (principais tipos de conflitos; estratégias e táticas competitivas, integrativas, acomodativas; distorções percetivas e enviesamentos cognitivos na negociação)

Metodologia de avaliação
- Realização de uma prova escrita no final da unidade, para admissão ou dispensa de exame final.
- Prova escrita nas épocas de exame estabelecidas.
- Condições específicas explicitadas na 1.ª sessão e constam na ficha da UC em papel.

Bibliografia
- CAETANO, A. (2011). Manual de Psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora
- GIBSON, J. (2006). Organizações. Comportamento, estrutura e processos.. São Paulo: McGraw-Hill.
- NEWSTROM, J. (2008). Comportamento Organizacional. O Comportamento Humano no trabalho . São Paulo: McGraw-Hill
- PINA e CUNHA, M. (2014). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora Recursos Humanos

Método de Ensino
Sessões TP com exposição oral apoiadas por datashow e consoante os conteúdos específicos, acompanhadas por: apresentação/discussão de casos, simulações, brainstorming, exercícios e jogos de grupo.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado