Publicação em Diário da República: Despacho nº 9398/2015 - 18/08/2015
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 810629.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram competência para aplicar os conhecimentos de resistência de materiais, análise, estabilidade e dimensionamento de estruturas, bem como, os conceitos da regulamentação (RSA, REAE, EC1, EC3 e EC4) ao projeto e reabilitação de estruturas metálicas e mistas.
Programa
1. INTRODUÇÃO: conceção e projeto de construções metálicas e mistas; materiais; regulamentação. 2. ANÁLISE DE ESFORÇOS e CLASSIFICAÇÃO DE SECÇÕES: análise global elástica e plástica; efeitos de 2ª ordem; influência das ligações; contraventamento. 3. DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS METÁLICAS: resistência das secções sujeitas a esforços simples e combinados; fenómenos de instabilidade; ligações e pormenorização. 4. ESTRUTURAS MISTAS AÇO-BETÃO: conexão aço-betão; dimensionamento de secções mistas.
Metodologia de avaliação
A avaliação consiste numa prova escrita (80%) de cariz teórico-prático, cotada para 20 valores, sendo requerida a classificação mínima de 9 valores, e um trabalho prático (20%), cotado para 20 valores.
Bibliografia
- Silva, L. e Santiago, A. (2003). Manual de ligações metálicas. Coimbra: CMM Press
- Simões, R. (2005). Manual de dimensionamento de estruturas metálicas. Coimbra: CMM Press
- Simões, R. (2005). Manual de dimensionamento de estruturas metálicas. Coimbra: CMM Press
- Da Silva, V. (2013). Mecânica e resistência dos materiais. Coimbra: Zuari
Regulamentos: RSA, REAE, EC1, EC3 e EC4. (Edição: várias)
Método de Ensino
As aulas teóricas compreendem a exposição de conceitos teóricos e discussão de exemplos práticos. Nas aulas práticas são propostos trabalhos aos alunos para que procedam à análise e dimensionamento de casos práticos de estruturas metálicas e mistas.
Software utilizado nas aulas
CYPE; FTOOL; AutoCAD.