Este curso pretende mostrar a importância das Técnicas Tradicionais de Construção nas intervenções de recuperação e reabilitação da maioria do património construído e recuperar o “saber-fazer” das técnicas antigas, que se têm vindo a perder nas últimas décadas.
É um curso com uma forte componente de aplicação prática, em que se valorizam as artes e ofícios antigos, nomeadamente no que se refere às construções em terra, alvenarias de pedra e de tijolo maciço, aplicação de diversos revestimentos em cal e gesso, execução de abóbadas, arcos tabiques, asnas e pavimentos em madeira, etc. Para além disso os alunos poderão ter a possibilidade de ingressar na licenciatura em Engenharia Civil ou na Licenciatura em Conservação e Restauro.
Por outro lado este curso pode constituir uma boa oportunidade para a reconversão, valorização e requalificação da mão-de-obra da construção corrente, actualmente em crise. Potencia ainda a empregabilidade, uma vez que existe grande falta de técnicos neste domínio tanto a nível nacional como europeu. Por satisfazer nichos específicos de mercado da reabilitação, possibilita a criação de auto-emprego.
ECTS: 120
Local de Funcionamento: Tomar.