IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação

Arquitetura de Redes e Sistemas Informáticos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 909/2016 - 27/01/2016

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 602414.

Docente(s)
- Carlos David Magalhães Queiroz (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável.

Objetivos
Aprender os conceitos fundamentais das Redes de Dados e dos Serviços Informáticos;
Compreender os dois modelos principais de arquiteturas de redes;
Conhecer os vários dispositivos de rede, esquemas de endereçamento; e
Obter experiência com a utilização de utilitários e ferramentas de rede.

Programa
Capítulo 1 – Explorar a Internet.
Apresenta a plataforma de redes de dados.
São apresentadas as redes de dados como uma plataforma principal para suporte à comunicação, da qual as nossas relações socais e comerciais são cada vez mais dependentes.
1.1 – Globalmente interligado.
1.2 – LAN’s, WAN’s e a Internet.
1.3 – As redes de dados como Plataforma de comunicação.
1.4 – A dinâmica das redes de dados.
Actividades e laboratórios.

Capítulo 2 – Configurar um Sistema Operativo de Rede.
Apresenta o Sistema Operativo de Rede Cisco IOS.
São apresentados vários modelos do Cisco IOS e a estrutura de comandos básicos usada para configurar o Cisco IOS.
2.1 – Cisco IOS.
2.2 – Configuração básica de dispositivos.
2.3 – Esquemas de Endereços.
Actividades e laboratórios.

Capítulo 3 – Comunicação e Protocolos de Rede.
3.1 – Regras de Comunicação.
3.2 – Normas e protocolos de Rede.
3.3 – Transferências de Dados na Rede.
Actividades e laboratórios.

Capítulo 4 – Acesso à Rede.
4.1 – Protocolos da Camada de Física.
4.2 – Meios físicos de Rede.
4.3 – Protocolos da Camada de Ligação de Dados.
4.4 – Controlo de Acesso ao Meio Físico.
Actividades e laboratórios.

Capítulo 5 – Ethernet.
5.1 – Protocolo Ethernet.
5.2 – Switches LAN.
5.3 – ARP – Address Resolution Protocol.
Actividades e laboratórios.

Capítulo 6 – Camada de Rede.
6.1 – Protocolos da Camada de Rede.
6.2 – Encaminhamento.
6.3 – Routers.
6.4 – Configurar um router Cisco.
Actividades e laboratórios.

Capítulo 7 – Endereçamento IP.
7.1 – Endereços de Rede IPv4.
7.2 – Endereços de Rede IPv6.
7.3 – Verificação de Conectividade.
Actividades e laboratórios.

Capítulo 8 – Divisão de Redes IP em Sub-redes.
8.1 – Divisão de uma Rede IPv4 em Sub-redes.
8.2 – Esquemas de Endereçamento.
8.3 – Considerações de Projecto para IPv6.
Actividades e laboratórios.

Capítulo 9 – Camada de Transporte.
9.1 - Protocolos da Camada de Transporte.
9.2 – TCP e UDP.
Actividades e laboratórios.

Capítulo 10 – Camada de Aplicação.
10.1 – Protocolos da Camada de Aplicação.
10.2 – Protocolos e Serviços Conhecidos da Camada de Aplicação.
Actividades e laboratórios.

Capítulo 11 – Criação de uma pequena Rede.
11.1 – Projecto de Rede.
11.2 – Segurança de Rede.
11.3 – Desempenho Básico da Rede.
11.4 – Resolução de problemas de Rede.
Actividades e laboratórios.

Metodologia de avaliação
Parte Teórica: - Exame escrito (10 valores).
Parte Prática: - Exame escrito (2 valores); - Testes (4 valores); - Aulas e Trabalhos nas aulas (4 valores).
Nota mínima de 30% a cada uma das quatro componentes de avaliação.

Bibliografia
- CISCO, A. (2007). Apontamentos CISCO CCNA Exploration 1 e 2. EUA: CISCO
- CISCO, A. (2007). Apontamentos CISCO CCNA R&S: ITN. EUA: CISCO
- Forouzan, B. (2007). Data Communications and Networking. EUA: McGraw-Hill
- Kurose, J. e Ross, K. (2012). Computer Networking: A Top Down Approach. UK: Addison-Wesley

Método de Ensino
- Aulas Teórico-Práticas para apresentação, discussão dos temas e acompanhamento de trabalhos práticos de pesquisa e aprofundamento;
- Aulas práticas laboratoriais.

Software utilizado nas aulas
Packet Tracer
Wireshark

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado