Publicação em Diário da República: Aviso nº 909/2016 - 27/01/2016
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 60241.
Docente(s)
- Luís Miguel Merca Fernandes (2)
- Maria Cristina Oliveira da Costa (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular são a aquisição e consolidação de alguns conhecimentos fundamentais sobre:
a) cálculo matricial,
b)lógica proposicional,
c)trigonometria,
d) cálculo vetorial,
e)números Complexos
g) funções reais de variável real.
Programa
1. Cálculo matricial
1.1. Noções gerais
1.2. Operações sobre matrizes
1.3. Aplicação das matrizes à resolução de sistemas de equações lineares - método de eliminação de Gauss
2. Introdução à lógica proposicional
2.1. Proposições e operadores lógicos sobre proposições
2.2. Tabelas de verdade
2.3. Leis de De Morgan
3. Trigonometria
3.1. Relações trigonométricas
3.2. Arcos e ângulos. O círculo trigonométrico
3.3. Fórmulas trigonométricas
4. Introdução ao cálculo vetorial
4.1. Segmentos orientados
4.2. Norma, direção e sentido
4.3. Vetores e operações elementares com vetores
5. Números complexos
5.1. Forma algébrica e forma trigonométrica. Números complexos como vetores
5.2. Operações com números complexos
6. Complementos sobre funções reais de variável real
6.1. Generalidades sobre funções reais de variável real
6.2. Estudo de algumas funções algébricas
6.3. Estudo de algumas funções transcendentes
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência: 3 testes escritos.
Avaliação por exame: um teste escrito.
Bibliografia
- Armstrong, B. (2002). , Solving problems in finite mathematics and calculus, ,. London: Pearson Education
- Kolman, B. (2006). Introdução à Álgebra Linear com Aplicações. São Paulo: LTC
- Larson, R. (2006). Cálculo. (Vol. 1). São Paulo: McGraw-Hill
- Ziegler, M. (2011). College Algebra with Trigonometry. New York: McGraw-Hill
Método de Ensino
As aulas são expositivas, sendo os conteúdos programáticos apresentados tendo sempre em vista a sua aplicação prática, promovendo-se e incentivando-se a participação dos alunos na discussão dos temas abordados.
Software utilizado nas aulas