IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Produção de Atividades para o Turismo Cultural

Português

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 61181.

Docente(s)
- Sandra Sofia Antunes Pereira Barata (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Terminada a UC, os alunos devem:
O1-Desenvolver competências de compreensão e de expressão escrita e oral;
O2-Produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados;
O3-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa
O4-Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação

Programa
C1.A Língua e a Comunicação:
1.1 As estruturas comunicacionais;
1.2 Linguagem, Língua, Fala e Discurso;
1.3 Variação Linguística;
1.4.Código verbal e código escrito
C2. A gramática na comunicação (sintaxe frásica):
2.1.Frase e Oração
2.2.Constituintes da oração
2.3.Frase complexa
C3. A Semântica
3.1. Relações entre palavras
3.2. Significação lexical
3.3. Fontes de enriquecimento lexical
C4.Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita:
4.1 Leitura e análise de textos diversos;
4.1.1 Texto utilitário;
4.1.2 Texto argumentativo;
4.1.3 Texto explicativo-descritivo;
4.1.4 Texto informativo;
C5.Metodologia de Projeto:
5.1 Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística para a elaboração de um trabalho científico;
5.2 Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação;
5.3 Produção de fichas de leitura;
5.4 Resumo, síntese e relatório;
5.5 Elaboração de referências bibliográficas.
C6. Pragmática Linguística
6.1.Dimensão interlocutiva da linguagem
6.1.1. O que é dito o que é comunicado
6.1.2. Princípio de cooperação e máximas conversacionais
6.1.3. Teoria dos Atos de Fala
6.2.Práticas de compreensão e expressão oral:
6.1 Entrevista;
6.2 Colóquio/Debate;
6.3 Leituras interpretativas;
6.4 Apresentação oral;

Metodologia de avaliação
M1 - aulas expositivas; M2 - aulas práticas; Frequência (70%) + Trabalho escrito e apresentação oral (30%)

Bibliografia
- Cunha, C. e CINTRA, L. (2013). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- Estrela, E. e Leitão, M. e Soares, M. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- Houaiss, A. e Villar, M. (2001). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Temas e Debates
- Leite, S. e Tavares, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta editora

Método de Ensino
M1- Aulas expositivas
M2- Aulas práticas com a realização de exercícios de aplicação prática (fichas de trabalho, trabalhos de grupo, pesquisa, produção de texto, apresentação oral)

Software utilizado nas aulas
Moodle e PowerPoint

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado