Publicação em Diário da República: Aviso n.º 684/2016
7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 60,0 PL + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 612116.
Docente(s)
- Nelson Manuel Lopes dos Reis (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicavel
Objetivos
No final do curso os alunos devem ser capazes de identificar e avaliar as potencialidades de sistemas robotizados, programar robôs industriais e determinar as necessidades de automação para uma dada aplicação com recurso a utilização de manipuladores robóticos.
Programa
1.Sensores, actuadores e conversores;
-Identificar os tipos de sensores e actuadores mais utilizados na robótica, bem como seu funcionamento e aplicações. Identificar tipo de conversores de sinais analógico/digitais(ADC) e digitais/analógicos(DAC), seu funcionamento e aplicação.
2.Introdução à robótica;
-Conhecer a história do aparecimento dos robôs e sua evolução.
3.Robótica manipuladora;
-Identificar e classificar diferentes tipos de robôs existentes no mercado e seus princípios de funcionamento.
4.Cinemática e posicionamento do robô manipulador;
-Descrever o funcionamento dos sistemas de geração de trajectórias utilizados em manipuladores robóticos.
5.Robótica móvel;
-Identificar e avaliar as potencialidades da utilização de robôs móveis.
6.Planeamento de trajectórias do robô;
- Planeamento de trajectórias recorrendo a leitura de sensores de posicionamento.
7.Programação de sistemas robotizados;
-Métodos de programação de AGV(automatic guided vehicle), utilizando leitura de sensores de posicionamento e desvio de obstáculos.
Metodologia de avaliação
Realização 2 Trabalhos práticos em avaliação continua com um peso de 5 valores cada. Um terceiro trabalho prático e época de exame e tem um peso de 10 valores.
Bibliografia
- B.Niku, S. (2013). Introdução à Robótica - Análise, Controle, Aplicações. brasil: Livros Técn. e Cient. Editora
- Dudek, G. e Jenkin, M. (2000). Computaciol Princiles of Mobile Robótics. United States of América: Cambridge University Press
- Pires, J. (2012). Automação Industrial. (pp. 0-492). Lisboa: Lidel
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, onde se descreve e exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais. Aulas teórico-práticas onde se demonstra casos práticos de aplicação. Aulas práticas laboratoriais elaboram trabalhos práticos com material didáctico.
Software utilizado nas aulas
-Robotic Arm
-Robostudio(ABB)
-MatLab
-Arduino