Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 60021.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Terminada a UC, os/as alunos/as devem:
-Desenvolver competências de compreensão e de expressão escrita e oral;
-Produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados;
-Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação;
-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa.
Programa
1.A Língua e a Comunicação:
1.1 As estruturas comunicacionais;
1.2 Linguagem, Língua, Fala e Discurso;
1.3 Código verbal e código escrito;
1.4 Fontes de enriquecimento lexical;
1.5 A gramática na comunicação;
1.6 A Semântica/ relações de significação
2.Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita:
2.1 Leitura e análise de textos diversos;
2.1.1 Texto utilitário;
2.1.2 Texto argumentativo;
2.1.3 Texto explicativo-descritivo;
2.1.4 Texto informativo;
3.Metodologia de Projeto:
3.1 Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística para a elaboração de um trabalho científico;
3.2 Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação;
3.3 Produção de fichas de leitura;
3.4 Resumo, síntese e relatório;
3.5 Elaboração de referências bibliográficas;
4.Práticas de compreensão e expressão oral:
4.1 Entrevista;
4.2 Colóquio/Debate;
4.3 Leituras interpretativas;
4.4 Apresentação oral;
Metodologia de avaliação
- Avaliação Contínua: Frequência (60%) + Trabalhos realizados em contexto de aula (40%)
- Avaliação Periódica: Realização de um trabalho escrito (20%) e uma prova de frequência obrigatória (80%)
- Avaliação Final: Exame escrito (100%)
Bibliografia
- CINTRA, L. e Cunha, C. (2013). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- Estrela, E. e Leitão, M. e Soares, M. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- Houaiss, A. e Villar, M. (2001). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Temas e Debates
- Leite, S. e Tavares, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta editora
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, com momentos de exposição teórica e onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática .
Software utilizado nas aulas