Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 601613.
Docente(s)
            - Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho  (2)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os alunos devem compreender: 
- O lugar e o papel da GRH no contexto da evolução empresarial; 
- A importância da componente estratégica dos recursos humanos, ao nível do estudo das variáveis comportamentais.
Programa
          Cap. I  A inteligência emocional e o seu impacto na globalização
     1.1  Importância das emoções no comportamento.
     1.2  Avaliar o impacto da globalização no capital humano.
     1.3  Descobrir os efeitos das emoções no processo de globalização.
Cap. II  Novos fundamentos do comportamento
     2.1  Varáveis que potenciam a flexibilidade dos trabalhadores perante as mudanças. 
     2.2  Processo de mudança organizacional. 
     2.3  Gestão do conhecimento. 
Cap. III  A aprendizagem
     3.1  A aprendizagem contínua em todos os níveis da organização. 
     3.2  Identificar a importância da ética nos processos de competitividade global nas organizações.
     3.3  Aprendizagem contínua como base do desenvolvimento sustentável nas organizações globais. 
Cap. IV  O processo de motivação - frustração
     4.1  A conceptualização do processo de motivação.
     4.2  Características das necessidades ou motivos.
     4.3  Tipologias: motivos fisiológicos, sociais e cognitivos. 
     4.4  A frustração e os movimentos sociais.
     4.5  O papel da comunicação no sistema social.
Cap. V - A mudança organizacional. 
     5.1 - Porque falham os processos de mudança e quais as estratégias de que os gestores dispõem para vencer a resistência à mudança? 
Cap. VI - A liderança e a comunicação. 
     6.1 - A liderança e a sua importância no desempenho das organizações. 
     6.2 - Qual a importância da comunicação e que implicações advêm para a gestão? 
Cap. VII - O poder, o controlo e o conflito nas organizações: como pode ser gerido?
Cap. VIII - A incerteza da envolvente e a inovação.
Cap. IX - O stress aliado à produtividade.
Cap. X - O gestor de recursos humanos e a multiculturalidade 
     10.1 - Atitudes e valores a ter em conta. 
     10.2 - Compreender as tendências do nosso tempo e o seu impacto na gestão.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: frequência e trabalhos de grupo. São aprovados e dispensados do exame os alunos cuja nota seja igual ou superior a 10 valores na frequência e obtenham também, no mínimo, 10 valores em cada trabalho.
Avaliação final: Exame.
Bibliografia
          - Hughes, C. (2015). Managing Human Resource Development Programs. UK:  Palgrave Macmillan
- Ivancevich, J.  e Konopaske, R.  e Matteson, M. (2013). Organizational Behaviour and Management. New York:  McGraw Hill
- Pina e Cunha, M.  e Rego, A.  e Cabral-Cardoso, C.  e Campos e Cunha, R.  e Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestao. Lisboa:  Editora RH
- Pina e Cunha, M.  e Rego, A. (2010). Manual de Gestao de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa:  Edicoes Silabo
Método de Ensino
          Aulas teóricas onde são expostos os tópicos dos conteúdos programáticos complementadas por aulas práticas, onde os mesmos temas são discutidos. Nesta UC dá-se ênfase ao estudo de casos práticos, para melhor compreensão com a realidade empresarial. 
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















