Publicação em Diário da República: Aviso n.º 2033/2018 - 14/02/2018
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 60294.
Docente(s)
            - José Manuel Borges Henriques Faria Paixão  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1. Aquisição de conhecimentos no domínio da: 
1.1. Análise Matemática 
1.2. Matemática Financeira 
1.3. Estatística Descritiva
2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, interpretação e cálculo. 
3. Identificação, interpretação, formulação, resolução de problemas e tomada de decisão.
Programa
          I. BREVES NOÇÕES DE CÁLCULO ALGÉBRICO
1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos 
1.2. Expressões polinomiais, racionais fracionárias e irracionais 
1.3. Resolução de equações e de inequações 
1.4. Sistemas de equações lineares 
II. COMPLEMENTOS SOBRE FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL E CÁLCULO DIFERENCIAL EM IR 
2.1. Generalidades sobre funções reais de variável real 
2.2. Estudo de algumas classes de funções 
2.2.1. Funções algébricas racionais (inteiras e fracionárias) e funções algébricas irracionais 
2.2.2. Funções exponencial e logarítmica
2.3. Aplicações das funções às Ciências Sociais 
2.4. Breve referência ao conceito de limite 
2.5. Interpretação geométrica do conceito de derivada de uma função num ponto e algumas regras de derivação fundamentais 
2.6. Algumas aplicações das derivadas às Ciências Socias  
III. BREVES NOÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
3.1. Conceito de sucessão;
3.2. Progressões aritméticas: termo geral e soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética;
3.3. Progressões geométricas: termo geral e soma dos n primeiros termos de uma progressão geométrica;
3.4. Juros simples, juros compostos e juros compostos continuamente.
Metodologia de avaliação
          Usa-se a mesma metodologia tanto na época de avaliação contínua como nas épocas de exame que consiste num teste escrito, classificado de 0 a 20 valores, sem consulta e sobre toda a matéria lecionada durante o semestre.
Bibliografia
          - Armstrong, W.  e Davis, D.  e Armstrong, B. (2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. USA:  Pearson Education
- Barnett,  .  e Ziegler, M.  e Byleen, K. (2007). Calculus for Business, Economics, Life Sciences and Social Sciences. USA:  Pearson Education
- Larson, R.  e Edwards, B.  e Hostetler, R. (2006). Cálculo. Brasil:  McGraw Hill
Método de Ensino
          Nas aulas teóricas introduzem-se os conceitos de um ponto de vista abstrato e de seguida abordam-se as respetivas aplicações. As aulas teórico-práticas destinam-se à resolução de exercícios incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















