Publicação em Diário da República: Aviso n.º 2033/2018 - 14/02/2018
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 60291.
Docente(s)
            - Dina Teresa Ferreira Lopes  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Terminada a UC, os alunos devem: 
O1. desenvolver competências de compreensão escrita e oral; 
O2. produzir e interpretar textos segundo técnicas e modelos diversificados; 
O3. adquirir métodos e técnicas de pesquisa; 
O4. reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação
Programa
          1. A Língua e a Comunicação
1.1. As estruturas comunicacionais
1.2. Linguagem, Língua, Fala e Discurso
1.3. Variação linguística
1.4. Código oral e código escrito
2. A gramática da comunicação
2.1. Frase e oração
2.2. Constituintes da oração
2.3. Frase complexa
3. Semântica
3.1. Relações entre as palavras
3.2. Significação lexical
3.3. Fontes de enriquecimento lexical
4.Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita
4.1. Texto utilitário
4.2. Texto argumentativo
4.3. Texto explicativo-descritivo
4.4. Texto expositivo-informativo
4.5. Coesão e coerência textual
5. Metodologia de projeto
5.1. Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho científico
5.2. Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
5.3. Produção de fichas de leitura
5.4. Resumo, síntese e relatório
5.5. Elaboração de referências bibliográficas
6. Pragmática linguística
6.1. Dimensão interlocutiva da linguagem
6.1.1. O que é dito e o que é comunicado
6.1.2. Princípio de cooperação e máximas conversacionais
6.1.3. Teoria dos atos de fala
6.2. Práticas de compreensão e expressão oral
6.2.1. Entrevista
6.2.2. Colóquio/Debate
6.2.3.Leituras interpretativas
6.2.4. Apresentação oral
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua: Frequência (40%) + teste gramatical (20%)+ trabalhos realizados em contexto de aula (40%);  
Avaliação Periódica: Frequência (80%) + trabalho escrito (20%)
Bibliografia
          - Cunha, C.  e Cintra, L. (2005). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa:  Sá da Costa
- Estrela, E. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa:  Dom Quixote
- Mateus, M. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Editorial Caminho:  Editorial Caminho
- Tavares, S.  e Leite, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa:  Planeta
Método de Ensino
          Nas aulas teóricas será feita uma apresentação/explicitação dos conteúdos, sendo que nas sessões teórico-práticas serão realizados exercícios acerca dos mesmos.
Software utilizado nas aulas
          Powerpoint

















