Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 624019.
Docente(s)
            - Antonio Gabriel Simão de Castro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicavel 
Objetivos
          Desenvolvimento da ideia e aplicação no mercado. Identificar oportunidades e ameaças. Compreender a importância do plano de negócios para a avaliação da ideia de negócio. Identificar os instrumentos de financiamento ao empreendedorismo. Elaborar um plano de negócios e testar a ideia de negócio.
Programa
          1  INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO 
1.1. Empreendedorismo; conceitos gerais. 
1.2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo. 
2 - O EMPREENDEDOR 
2.1. Definições de empreendedor. 
2.2. A decisão de empreender. 
2.3. O histórico do empreendedor. 
2.4. Diferenciar inventores e empreendedores. 
2.5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido. 
3  O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES. 
3.1. Oportunidades e ideias. 
3.2. Fontes de novas ideias 
3.3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades. 
3.4. Métodos de geração de novas ideias. 
3.5. Avaliação das ideias. 
3.6. A proteção da propriedade intelectual. 
3.7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio). 
4  O PLANO DE NEGÓCIOS 
4.1. As partes componentes do plano de negócios 
4.2. A apresentação do plano de negócios. 
5  ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA 
5.1. Visão e missão. 
5.2. Análise externa (geral e da indústria). 
5.3. Análise interna. 
5.4. Análise SWOT. 
5.5. Estratégias genéricas. 
6 - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA 
6.1. Conceitos genéricos de Marketing. 
6.2. Estudo de mercado. 
6.3. Segmentação. 
6.4. Escolha do mercado alvo e posicionamento. 
6.5. A marca. 
6.6. O marketing-mix. 
7  A FORMA JURÍDICA DA NOVA EMPRESA 
7.1. As empresas singulares. 
7.2. As sociedades. 
7.3. As formalidades da criação da nova empresa. 
8  ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DA NOVA EMPRESA (breve Introdução) 
8.1. A atividade da empresa. 
8.2. Demonstrações financeiras. 
8.3. Rácios de análise económico-financeira. 
9 - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO (breve Introdução) 
9.1.  Regras de decisão de investimento. (Payback; VAL; TIR)
Metodologia de avaliação
          O sistema de avaliação é contínuo,apoia-se em:Trabalho individual a ser apresentado,defendido em sala de aula(90%).Tema a definir pelo docente;Participação nas aulas:assiduidade,pontualidade(10%);Exameou recurso:Exame(100%)
Bibliografia
          - De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espanha:  Paidos
- Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espanha:  Ariel
- Piguer, Y. (2011). Criar Modelos de Negocio. (Vol. 1). Lisboa:  D. Quixote
- Taylor, R. (2014). Creativity at Work.. (Vol. 1). London:  Kogan Page
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas: a)Método expositivo, com recurso a audiovisuais;b)Método participativo, com recurso à discussão de questões; c) Apresentação e análise de casos de  empreendedorismo;  d)Construção de um estudo de caso.
Software utilizado nas aulas
          Excel

















