Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11774/2016 - 27/09/2016
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 67,50 TP , Cód. 626311.
Docente(s)
- Carlos Alberto Farinha Ferreira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Providenciar as competências para a escolha e operacionalização de circuitos com sensores. Obter conhecimentos acerca dos componentes eletrónicos e respectivos circuitos.
Programa
Métodos, erros e incertezas em medições. Eletrónica de instrumentação: resistências, condensadores,bobinas, amplificadores operacionais; transístores e diodos: princípio de funcionamento, características e circuitos de aplicação.
Acondicionamento de sinais e interface: circuitos com amplificadores operacionais, circuitos em corrente, sinais diferenciais, filtros, conversão e alimentação.
Sensores: Bases físicas de funcionamento dos materiais utilizados nos sensores. Características temporais de resposta, gama de medida, sensibilidade, repetibilidade, etc. Tecnologia e características dos diversos tipos de sensores existentes: medição de temperatura, presença, força, binário, posição, velocidade, aceleração, pressão, caudal, luminosidade, campo magnético, etc.
Utilização de aparelhagem: Multímetros analógicos e digitais, osciloscópios, geradores de funções, wattímetros e contadores de energia elétrica.
Metodologia de avaliação
Teste escrito: 50%; trabalhos laboratoriais: 50%.
Bibliografia
- S. Williams, J. (2005). Sensor Technology Handbook. -: Elsevier Inc.
- Bowens, A. (1986). Digital Instrumentation. -: McGraw-Hill
- Silva, M. (2009). Introdução aos circuitos elétricos e eletrónicos. -: Calouste Gulbenkian
- Sinclair, I. (2001). Sensors and Transducers. -: Reed Elsevier
Método de Ensino
Explanação da parte teórica dos conceitos inquirindo os alunos acerca dos conhecimentos pré-existentes. Resolução de exercícios teórico-práticos normalmente complementados pela sua realização laboratorial. Realização de pequenos projectos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.