IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Pré-História Europeia

<< voltar ao Plano Curricular

2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 10,0 T + 5,0 TP , Cód. 201438.

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a origem e evolução do Homem, quais as principais etapas da pré-história, desde as primeiras comunidades humanas à idade dos metais. Dar a conhecer aos alunos a importância da pré-história europeia para a evolução das mentalidades, a partir do século XIX.

Programa
1 – As sociedades de caçadores-recoletores
As industrias do Paleolítico
O plistocénico peninsular
As primeiras comunidades humanas em território Peninsular
As principais estações paleolíticas e mesolíticas da P.I.
2 - As primeiras sociedades produtoras.
Domesticação e a agricultura;
Sistemas sociais e económicos
Sedentarização;
Novas tecnologias, materiais e indústrias;
Percepção de paisagem e território;
Tipos de estações;
Comportamentos rituais e praxis.
3 – O fenómeno do megalitismo
Monumentos, crenças e rituais: tipologias e deposições
Análise dos processos mentais de culto;
4 - As primeiras sociedades metalúrgicas.
Hierarquias;
Itens de prestígio;
Conceito de propriedade;
Materiais, influências culturais e ideológicas na Europa;
5 – A idade do cobre, bronze e ferro.

Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada pela apresentação de um trabalho (formato artigo)-(45%).
A avaliação contabilizará ainda a participação nas aulas e assiduidade (10%) e a realização de um teste (45 %).

Bibliografia

Método de Ensino
Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria com questionários diretos, etc.

Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado