6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 30162.
Docente(s)
            - Sandra Maria Gonçalves Vilas Boas Jardim  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          1.	Ser capaz de entender a relação entre Matemática e Computação Gráfica. 
2.	Dominar os conceitos de representação computacional de objectos (rectas, curvas, planos, superfícies, etc) no plano e no espaço. 
3.	Entender as noções matemáticas por detrás de operações com as translações, rotações e h
Programa
          Pontos, retas e curvas no plano e no espaço. Transformações. Espaço. Curvas e superfícies. Introdução ao OpenGL.
Metodologia de avaliação
          Avaliação final composta por um projecto computacional (70% da cotação), sua apresentação e discussão pública (30%).
Bibliografia
          - Foley, J.  e Vam Dam, A.  e Hughes, J. (1996). Computer Graphics: Principles and Practice. New York:  Addison-Wesley Publ. Company
- Hearn, D.  e Baker, M.  e Carithers, W. (2011). Computer Graphics with OpenGL. New York:  Pearson
- Wright, R.  e Haemel, N.  e Sellers, G.  e Lipchack, B. (2011). OpenGL Superbible: Compreensive Tutorial and Reference. New York:  Addison-Wesley Publ. Company
Método de Ensino
          Aulas expositivas e de resolução de exercícios, com recurso a novas tecnologias. Aulas laboratoriais de análise e implementação computacional.
Software utilizado nas aulas
          

















