3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 301612.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Desenvolvimento de projeto de produção de conteúdos digitais dominando as ferramentas de gestão de projeto necessárias à boa gestão, registo e acompanhamento do mesmo de uma forma estruturada e com um roadmap rígido.
Programa
A disciplina irá iniciar-se com a construção e definição de uma ideia para
implementação na fase de projeto.
A ideia será construída/discutida transversalmente a toda a turma com o
docente como moderador, permitindo cada aluno contribuir e assinar com as
suas valências de excelência.
1- Definição da ideia
2- Levantamento de requisitos
a. Requisitos
b. Roadmap
3- Gestão de projecto
a. Frameworks (ci)
b. Ferramentas (git)
c. Colaboração (gitlab)
d. Licenciamento (copyright, copyleft)
4- Solução técnica
5- Implementação
6- Deployment
Metodologia de avaliação
Avaliação global do projecto 30%
Avaliação do desempenho individual 70%
Bibliografia
- Beard, M. (2014). Information Systems: Development Methodology and Evolution. -: -
- Pressman, R. e Maxim, B. (2015). Software Engineering: A Practitioner's Approach. -: McGraw-Hill
Método de Ensino
O projeto é composto por múltiplas fases. Inicialmente são leccionados os
fundamentos necessários para a gestão, registo e acompanhamento do
projeto. Na fase final, os alunos terão de efetuar e acompanhar o lançamento
do projeto (Deployment).
Software utilizado nas aulas