Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP , Cód. 92998.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Esta unidade curricular visa contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências fundamentais para a identificação das características dos ambientes de trabalho saudáveis, suas causas e consequências, formas de diagnóstico e intervenção, bem como o papel da gestão de recursos humanos.
Programa
Parte 1. Criar ambientes de trabalho saudáveis
1.1 Segurança e saúde em números
1.2 Os benefícios de ter trabalhadores saudáveis
1.3 Teorias sobre saúde e bem-estar individual e organizacional
Parte 2. Reconhecer o trabalho não saudável
2.1 Características de ambientes de trabalho não saudáveis
2.2 Distress e burnout
2.3 Assédio e violência no trabalho
2.4 Acidentes de trabalho e doença profissional
2.5 Outros riscos psicossociais
Parte 3. Desenvolver uma cultura de saúde
3.1 Definição de cultura saudável
3.2 Cultura e Clima
3.3 Liderança
3.4 Capital psicológico e engagement do trabalhador
3.5 Criar Ambientes de trabalho saudáveis
Parte 4. Avaliar e promover a saúde no trabalho
4.1 Avaliação: instrumentos e implementação
4.2 Programas integrados de bem-estar
4.3 Desafios associados à mudança
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será constituída por uma frequência e um trabalho de grupo prático com apresentação. Este trabalho pressupõe o contato com uma organização no sentido de a caracterizar à luz dos conteúdos programáticos estudados.
Bibliografia
- Cooper, C. (2011). Organizational Health and Wellbeing. London, England: Sage Publications.
- Gonçalves, S. e Neves, J. (2013). Occupational Health Psychology: From burnout to well-being. Rosemead, CA, USA: Scientific & Academic Publishing
- Gonçalves, S. (2013). Stress e bem-estar no trabalho: da definição aos modelos teóricos. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho
Método de Ensino
Considerando a natureza da unidade curricular, a orientação metodológica será desenvolvida com recurso a métodos expositivo e interrogatório, com a possibilidade de realização de dinâmicas de grupos e análise de estudos de caso.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.