Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
7 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 20,0 T + 20,0 TP , Cód. 92997.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          - Descrever o  processo de deteção e análise de oportunidades de negócio;
- Definir de critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar;
- Preparar os instrumentos de análise financeira necessários.
Programa
          1. Conceitos de empreendedorismo 
2. Processo Empreendedor 
3. Metodologias para a escolha do projeto
4. Elaboração de um plano de negócios 
5. Financiamento do projeto
6. Como criar a sua empresa 
7. Sucesso/insucesso empresarial
Metodologia de avaliação
          A Unidade Curricular é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que será apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projetos dos mestrandos.
Bibliografia
          -   Ries, E. (2011). The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. New York:  Crown Books.
- Ferreira, M.  e Santos, J.  e Serra, F. (2008). Ser Empreendedor  Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa:  Edições Sílabo
- Snell, S.  e Bateman, T. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. Columbus:  McGraw-Hill International Edition
Método de Ensino
          Pretende-se que os mestrandos realizem um Plano de Oportunidade apresentando um diagnóstico quanto à viabilidade tecnológica e de mercado da ideia de negócio e os recursos necessários à sua implementação, desenvolvendo um Plano de Negócios.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















