Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 20,0 T + 20,0 TP , Cód. 92993.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Identificar as diferentes abordagens de diagnóstico organizacional.
Descrever as fases do processo de diagnóstico e os níveis de participação possíveis do cliente.
Aplicar os métodos e técnicas de diagnósticas mais utilizadas em contexto organizacional.
Delinear estratégias de intervenção.
Programa
I O contexto de diagnóstico social e organizacional.
1. Natureza e valores da consultoria em diagnóstico da mudança e do desenvolvimento.
2. Papéis e responsabilidades em consultoria.
3. Níveis e modelos de diagnóstico.
II O contexto de intervenção nas organizações.
1. Preparação e contratação.
2. O processo de diagnóstico: objetivos, conceção, implementação, recolha e análise da informação das necessidades e preparação para a mudança.
3. Desenho e prática intervencional: Objectivos, plano, e dispositivos da intervenção: métodos, técnicas e recursos. Níveis de intervenção individual, grupal, organizacional, institucional.
4. Técnicas específicas para cada nível de intervenção e técnicas integrativas. Avaliação da intervenção. Princípios éticos no diagnóstico e intervenção social e organizacional
5. Transição na organização.
III Impacto da intervenção nos colaboradores.
1. Reestruturação no trabalho.
2. Papel estratégico dos colaboradores.
3. Retenção de colaboradores.
4. Capacidades dos colaboradores para a mudança na organização.
5. Implicações nos colaboradores.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
1. Um estudo de um caso real, visando possibilitar a realização de um diagnóstico a uma organização concreta.
2. A realização de um artigo científico dentro das matérias focadas nos conteúdos programáticos.
Bibliografia
- Cameron, E. (2016). Making Sense of Change Management. London, England: Kogan Page
- Hodges, J. (2016). Managing and Leading People through Organizational Change. London, England: Kogan Page
- Hodges, J. (2017). Consultancy, Organizational Development and Change. London, England: Kogan Page
- Stokes, P. e Moore, N. (2016). Organizational Management. London, England: Kogan Page
Método de Ensino
Assente no método interrogativo e na discussão de estudos de caso.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.