Publicação em Diário da República: Despacho nº 9786/2014 de 29/07/2014
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 364126.
Docente(s)
- Sérgio Paulo Leal Nunes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Domínio rudimentar de instrumentos matemáticos e estatísticos.
Objetivos
Terminada a UC, os/as devem ser capazes de:
Compreender a fundamentação teórico-conceptual do conceito de mercado turístico;
Analisar as principais dinâmicas condicionadoras dos mercados turísticos (MT); e
Utilizar instrumentos quantitativos e qualitativos de obtenção de informação sobre os MT.
Programa
Economia e Turismo: aspetos introdutórios;
Fundamentos económicos dos MT no âmbito da economia do turismo;
A localização das atividades económicas no espaço: teorias e evidências empíricas;
A elaboração de diagnósticos da estrutura produtiva regional e urbana;
A análise de mercados tur´siticos: casos de estudo.
Metodologia de avaliação
A classificação obtida na frequência (realizada no último dia de aulas do semestre): 50% da cotação global;
A apresentação e discussão de um trabalho, desenvolvido individualmente (ou em grupo): 50% da cotação global.
Bibliografia
- Candela, G. e Figini, P. (2012). The Economics of Tourism Destinations. (Vol. --). (pp. -----). --: Springer-Verlag Berlin Heidelberg
- Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. (Vol. ---). (pp. -----). Lisboa: Lidel
- Matias, A. (2007). Economia do Turismo. (Vol. ---). (pp. -------). Lisboa: Instituto Piaget
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e seminários com oradores/as convidados/as.
Software utilizado nas aulas