Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 S + 2,0 OT , Cód. 338046.
Docente(s)
            - Fernando Sanchez Salvador  (2)
- António João de Carvalho da Cruz  (2)
- Fernando Manuel Conceição Costa  (2)
- Fernando dos Santos Antunes  (2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego  (2)
- Ricardo Pereira Triães  (2)
- Leonor da Costa Pereira Loureiro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          a) Compreender as relações complexas que se estabelecem entre os conservadores e a sociedade
b) Compreender as relações entre a C&R e as outras áreas do conhecimento
c) Reconhecer a C&R como uma área em evolução
d) Reconhecer a importância da investigação em C&R
Programa
          Seminários leccionados pelos diversos docentes do curso, especialmente conservadores-restauradores, e convidados, onde são abordados e discutidos problemas que actualmente se colocam à C&R, nomeadamente os seguintes: a imagem pública da C&R, a relação dos conservadores-restauradores com os proprietários das obras e o mercado, as relações da C&R com a museologia e o turismo, a intervenção de C&R em contexto académico e em contexto de obra, os desafios profissionais, a C&R da arte efémera ou os problemas do património integrado.
Metodologia de avaliação
          Aulas de presença obrigatória.
A avaliação realiza-se nas épocas de avaliação final através de trabalho escrito sobre um dos temas apresentados e sua discussão oral.
Bibliografia
          - Richmond, A.  e Bracker, A. (2009). Conservation. Principles, Dilemmas and Uncomfortable Truths. Oxford:  Butterworth-Heinemann
- Schädler-Saub, U.  e Weyer, A. (2010). Theory and Practice in the Conservation of Modern and Contemporary Art: Reflections on the Roots and the Perspectives. London:  Archetype Publications
- Vadi, V.  e Schneider, H. (2014). Art, Cultural Heritage and the Market. Ethical and Legal Issues. Berlin:  Springer
- Williams, E. (2014). The Public Face of Conservation. London:  Archetype Publications
Método de Ensino
          Seminários com apresentação dos temas pelos docentes ou convidados e sua discussão com os alunos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















