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Ano Letivo: 2016/17

Conservação e Restauro

Peritagem em Arte

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 3380411.

Docente(s)
- Miguel de Barros Serra Cabral de Moncada (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos deverão tornar-se capazes de entender o Mercado de Arte, conhecer as características teóricas e práticas da peritagem e da avaliação de obras de arte e serem capazes de colaborar numa peritagem e numa avaliação de obras de arte nas temáticas das suas teses de mestrado.

Programa
1ª PARTE – I – Introdução: a) - Noções gerais; b) – Definições; II – Mercado de Arte: Noções gerais - 1 – Bens; 2 – Agentes; 3 - «Locais»; 4 – Legislação; III – Peritagem: a) – Perito; b) – Actividade de peritar; c) – Relatório de peritagem; IV – Avaliação de bens: 1 – Factor principal de valorização dos bens; 2 – Factores secundários de valorização dos bens.
2ª PARTE – Conceitos básicos de peritagem e de avaliação nas áreas artísticas da: a) Pintura; b) Escultura; c) Ourivesaria; d) Mobiliário; e) Cerâmica; f) Documentos gráficos; etc. Será convidado um perito de arte para transmitir a sua experiência.

Metodologia de avaliação
A avaliação é efectuada através de um trabalho escrito com 10 a 15 páginas de texto e sua respectiva apresentação e discussão. É aprovado quem tiver classificação final mínima de dez (10) valores.

Bibliografia
- AA. , D. (2004). Marché de l’Art, l’Expert dans tous ses états – Actes du colloque. Paris: Université Paris-Dauphine
- BOLL, D. (2011). Art for Sale – A Candid View of the Art Market. Ostfildern: Hatje Cantz Verlag
- MELO, A. (2012). Sistema da Arte Contemporânea. Lisboa: Documenta
- MONCADA, M. (0). Mercado de Arte. Acedido em 3 de março de 2017 em -

Método de Ensino
As matérias da cadeira são apresentadas aos alunos sistematicamente e são acompanhadas por diversos textos. Uma aula contará com a presença de um perito de arte convidado.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

 


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