IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Video e Cinema Documental

Laboratório I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9932045.

Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimento avançado da língua inglesa

Objetivos
A. Conhecer modos de produção cinematográfica ao longo da história do cinema
B. Identificar principios metodológicos de construção fílmica
C. Compreender o processo de produção cinematográfica em cada uma das respetivas fases
D. Produzir filmes de curta duração

Programa
1. Materiais fílmicos e respetiva sinergia formal
1.1. Imagem
1.2. Som
2. Evolução das convenções fílmicas
2.1. Plano fixo e movimentos de câmara
2.2. Justaposição de planos
3. Metodologias de construção fílmica
3.1. Plano, cena, sequência
3.2. Em campo vs Fora de campo
4. Processo de produção cinematográfica
4.1. Pré-produção
4.2. Produção
4.3. Pós-produção

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:

Assiduidade – 10%
Participação – 10%
Exercício#1 – 12%
Exercício#2 – 12%
Exercício#3 – 12%
Exercício#4 – 12%
Exercício#5 - 12%
Exercício#6 - 20%

Avaliação periódica:

Sem ponderação da assiduidade e da participação.

Bibliografia
- Katz, S. (1991). Film Directing Shot by Shot. Stoneham: Michael Wise Productions
- Nichols, B. (2001). Introduction to Documentary. Bloomington: Indiana University Press

Método de Ensino
1. Visionamento e análise de filmes documentais
2. Pesquisa de temas para representação fílmica
3. Produção de exercícios fílmicos
4. Acompanhamento, discussão e correção dos exercícios produzidos

Software utilizado nas aulas
Final Cut
Quicktime Player
Open Office

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado