Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 T + 3,0 OT , Cód. 9932003.
Docente(s)
- Paulo Manuel Ferreira da Cunha (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Alguma bibliografia será facultada em língua inglesa.
Objetivos
No final desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
a) identificar e compreender conceptualmente as principais teorias do cinema;
b) estabelecer critica e reflexivamente a relação entre a teoria e a prática de cinema;
c) compreender a evolução dos paradigmas estéticos e tecnológicos.
Programa
1. Teoria(s) do cinema.
2. Primeiras abordagens teóricas: Hugo Münsterberg, Bela Balazs e Rudolf Arnheim.
3. Teóricos soviéticos: Dziga Vertov e Serguei Eisenstein.
4. Fenomenologia do Realismo: Andre Bazin, Sigfried Kracauer, Guido Aristarco e Slavoj Zizek.
5. Cinema moderno: András Kovács e Gilles Deleuze.
6. Cinemas do Outro: Frantz Fanon, Glauber Rocha, Laura Mulvey e Fernando Solanas.
7. Cinema digital e cultura de convergência: Lev Manovich, Tom Gunning e Henry Jenkins.
8. Cinefilia e cultura cinematográfica: Antoine De Baecque e Thomas Elsaesser.
Metodologia de avaliação
1. Assiduidade e participação: vale 4/20 valores;
2. Provas de avaliação escrita:
Uma frequência vale 10/20 valores;
Dois testes de avaliação valem 2+2/20 valores;
3. Trabalho escrito:
Um trabalho escrito até vale 2/valores.
Bibliografia
- Corrigan, T. e White, P. e Mazaj, M. (2011). Critical Visions in Film Theory. Classical and Contemporary Readings. Boston/Nova Iorque: Bedford/St. Martin's
- Dudley, A. (1989). As principais teorias do cinema: uma introdução.. Rio de Janeiro: Zahar
- Stam, R. (2006). Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus
- Tudor, A. (1985). Teorias do Cinema. Lisboa: Edições 70
Método de Ensino
Aulas teóricas, de natureza expositiva, com recurso ao visionamento e análise de filmes. Leitura e análise de textos escritos.
Software utilizado nas aulas