Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814324.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Conceber e criar filmes de animação 3D.
2. Conceber e criar agentes a integrar em ambientes virtuais interativos.
Programa
1. Conceitos básicos de animação 3D. Animação por quadros chave. Manipulação de curvas de interpolação.
2. Modelos 3D articulados por armações. Cadeias de cinemática direta e inversa.
3. Restritores de transformação, relação, e seguimento.
4. Deformadores: Shape Keys, Lattices, Hooks, e PyDrivers.
5. Sistemas de partículas ligadas e não ligadas.
6. Simulação física: Corpos deformáveis, roupas, fumo, e fluidos.
7. Estimação de movimento de câmara e seguimento de objetos em sequências vídeo.
8. Sequenciador vídeo.
Metodologia de avaliação
O aluno é avaliado através de um projeto final e da sua da discussão oral, realizada no final do semestre.
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde são expostos os conceitos associados ao processo de produção de animações 3D, discutidos casos práticos e resolvidos exercícios de aplicação.
Aulas práticas com aplicação na realização individual de um projeto.
Software utilizado nas aulas
3d Studio Max; ferramentas de produtividade; plataforma de eLearning.