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Ano Letivo: 2016/17

Informática e Tecnologias Multimédia

Programação Orientada por Objetos

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814312.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Considera-se importante que os estudantes tenham os conhecimentos transmitidos nas UC de Programação e Algoritmia e de Linguagens de Programação.

Objetivos
1. Aplicar os princípios básicos de resolução de problemas utilizando o paradigma de programação orientada aos objetos.
2. Desenvolver código funcional através da linguagem Java, e das suas bibliotecas de classes.
3. Gerir situações de erro e de exceção no desenvolvimento de software.

Programa
1. Introdução à Programação Orientada por Objetos.
1.1. Definição de classes: Atributos, construtores, métodos, encapsulamento.
1.2. Definição de classes por associação
1.3. Definição de classes por herança
1.4. Interfaces
1.5. Polimorfismo
2. Programação Visual
2.1. Desenvolvimento de interfaces gráficas em SWING
3. Programação com classes
4. Definição de classes de Biblioteca
4.1. Criação de Packages
4.2. Criação de bibliotecas de classes

Metodologia de avaliação
Componente teórica (60%) avaliada em exame escrito. Componente prática (40%) avaliada por dois testes práticos e um trabalho prático.

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos. Aulas práticas laboratoriais para resolução de problemas e consolidação de conhecimentos utilizando o computador.

Software utilizado nas aulas
Visual C, ferramentas de produtividade; plataforma de eLearning.

 

 

 


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