Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 964114.
Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Adquirir conhecimentos, competências, técnicas de registo e capacidade na análise da Contabilidade Geral ou Financeira.
Conhecer o que é o Património (Activos e Passivos), o Inventário e o Balanço. Conhecer e aplicar o SNC. Saber efetuar o apuramento de resultados, a Demonstração e o Balanço.
Programa
1. A Contabilidade como sistema de informação de apoio à gestão.
O sistema de normalização contabilística.
2. O essencial sobre os conceitos base da contabilidade em SNC.
3. O essencial sobre as classes 1, 2, 3, 4 e 5 do SNC:
Estudo do conteúdo e movimentação de contas.
4. O essencial sobre as classes 6, 7 e 8 do SNC:
Estudo do conteúdo e movimentação de contas.
5. O essencial sobre os trabalhos de fim de exercício:
Análise dos principais aspetos do trabalho de fim de exercício;
Inventário anual;
Regularização das contas;
Balancete de retificação;
Lançamentos de apuramento de resultados;
Balancete final ou de encerramento;
Demonstrações financeiras;
Exercícios práticos.
6. As demonstrações financeiras e o SNC: Interpretar o balanço e a demonstração de resultados.
Metodologia de avaliação
Na avaliação contínua privilegia-se o teste escrito (frequências).
Os alunos que obtiverem 10 valores nas frequências, dispensam de exame.
Avaliação final: Exame na época estabelecida.
Bibliografia
- Borges, A. e Azevedo, R. e Rodrigues, R. (2010). Elementos de Contabilidade Geral. Lisboa: Áreas Editora
- Costa, C. e Alves, G. (2014). Contabilidade Financeira. Lisboa: Rei dos Livros
- Nabais, C. e Nabais, F. (2010). Prática Contabilística de Acordo com o Sistema de Normalização Contabilística (SNC). Lisboa: LIDEL
- Nabais, C. (2015). O Meu Livro de Contabilidade. Lisboa: Plátano Editora
Método de Ensino
As aulas decorrem tendo por base o método expositivo e demonstrativo, com recurso ao uso de software. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, através da resolução de casos práticos semelhantes aos elaborados nas empresas.
Software utilizado nas aulas
SAGE