Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964032.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro  (2)
- Maria João da Costa Antunes Inácio  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de conduzir um processo de Estudos de Mercado, desde a sua definição, desenho de questionário, recolha de informação e tratamento da
mesma.
Programa
          I.	Introdução ao Estudo de Mercados
1.1.	Introdução  Conceitos.
1.2.	O processo de Estudos de Mercado.
1.3.	A indústria dos Estudos de Mercado.
1.4.	Definição do problema e determinar os objectivos de estudo.
1.5.	Fontes estandardizadas de informação.
1.6.	Observação. Grupos alvo e outros métodos qualitativos.
1.7.	Métodos de recolha de informação.
1.8.	Determinação do tamanho de amostras.
II.	Recolha, Preparação, Análise e Apresentação
2.1.	Trabalho de campo.
2.2.	Preparação da informação. Introdução ao SPSS.
2.3.	Breve revisão sobre principais métodos de estatística descritiva.
2.4.	Tabelas de Contingência.
2.5.	Teste de Hipóteses e Intervalos de Confiança.
2.6.	Testes Não-Paramétricos.
2.7.	Regressão Linear Simples e Múltipla.
2.8.	Conjoit analysis
2.9.	Análise Factorial
2.10.	Análise Discriminante
2.11.	Mapas perceptuais
2.12.	Multidimensional scaling
Metodologia de avaliação
          Continua: um teste escrito (nota mínima 9 valores) e dois trabalhos práticos (nota mínima de 2 valores cada)(ponderação de 50%, 30%, 20% cada). 
Exame: duas vertentes:teórica  (nota mínima de nove) e prática (nota mínima de 5) ponderação de 50% cada
Bibliografia
          - Burns, A.  e Bush, R. (2003). Marketing research, online research applications. USA:  Prentice Hall
- Malhotra, N. (2009). Marketing Research, an applied approach. USA:  Prentice Hall
Método de Ensino
          Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.
Software utilizado nas aulas
          IBM-SPSS

















