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Ano Letivo: 2016/17

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Metodologias Ativas de Formação

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964031.

Docente(s)
- Ana Luísa Junça da Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender a importância da formação profissional para as organizações e indivíduos.
• Conhecer o tipo de investimento necessário para tornar a formação eficaz.
• Identificar uma abordagem sistemática da formação.
• Caracterizar um modelo de formação individual.
• Planear um projeto de formação.

Programa
Sistema nacional qualificações;
• Catálogo nacional de qualificações;
• Conceitos e fundamentos da formação profissional;
• Legislação de enquadramento da formação profissional;
• Legislação de enquadramento da atividade de formador;
• Perfil do formador (atividades, competências e
capacidades);
• Formador profissional multitarefas;
• Código deontológico: direitos e deveres do formador.
• Planos de formação individual;
• Planos de sessão para a formação.
• Modelos de formação e intervenção formativa:
• Formação e-learning;
• O papel e funções do e-formador;
• Princípios básicos da e-formação;
• Formação b-learning.
• Construção de apresentações multimédia;
• Plataformas colaborativas de aprendizagem.
• Comunidades virtuais de aprendizagem.
• Pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica:
conceitos, tipos e formas de diferenciação.
• Diferenciar porquê?
• Proposta de intervenção pedagógica.
• O impacto da formação e inserção no mercado de
trabalho;
• Avaliação da formação:
• Papéis e intervenientes no processo de avaliação.
• Recursos para a autoformação e aprendizagem ao
longo da vida: formação de formadores; formador à
distância: formador-consultor; gestor da formação.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 2 Trabalhos individuais (100%)
Avaliação Final: Exame (100%).
Ficam aprovados os alunos que obtiverem em todos os momentos de avaliação classificações acima de 9.5 valores.

Bibliografia
- Meignant, A. (1999). A Gestão da Formação. Lisboa: Publicações D. Quixote
- Rodrigues, M. e Ferrão, L. (2000). Formação Pedagógica de Formadores. Lisboa: Lidel Edições Técnicas
- Silberman, M. (2006). Active Training. San Francisco: Pfeiffer

Método de Ensino
Estudos de caso, aplicações práticas da matéria.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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