Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964028.
Docente(s)
            - Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final da unidade curricular os alunos devem conhecer o processo de consumo, a sua evolução e as variáveis que o influenciam, bem como a influência do marketing para a compreensão do comportamento do consumidor.
Programa
          I  O Consumo como objecto de estudo sociológico
1.1  O consumo e os seus significados
1.2  Consumismo e consumerismo
II  Abordagens Teóricas ao fenómeno do Consumo
2.1  Mary Douglas e Barry Isherwood
2.2  Jean Baudrillard
2.3  Thomas Vebler
2.4  Pierre Bourdieu
III  Génese das Necessidades e Consumo
3.1  Do necessário ao supérfluo
3.2  Do prazer à poupança (e vice-versa)
IV  Influências Grupais e Consumo
4.1  A família
4.2  Outros grupos de referência e de pertença
V  O processo de Consumo e a Aprendizagem
5.1  O processo de consumo
5.2  A aprendizagem
5.3  Atitudes e comportamentos
5.4  Variáveis ambientais e o consumidor
5.5  As classes sociais
5.6  As variáveis pessoais e o consumidor (factores sociodemográficos)
VI  Órgãos de Comunicação Social, Equação Produção  Consumo e a sua Influência no Comportamento do Consumidor
6.1  A reprodução de sistemas de produção, comunicação e de consumo através da análise do marketing.
Metodologia de avaliação
          Na época de avaliação contínua: teste final escrito (60%) e a apresentação de um trabalho prático (40%). Dispensa de exame o alunos que tiver uma classificação maior ou igual a 10 valores.
Bibliografia
          - Baudrillard, J. (2014). A Sociedade de Consumo. (Vol. 54). Lisboa:  Edições 70
- Dubois, B. (1998). Compreender o Consumidor. Lisboa:  D. Quixote
- Santos, B. (1994). O Livro dos Consumidores. Lisboa:  Bertrand
- Slater, D. (1997). Consumer, Culture and Modernity. Cambridge:  Polity Press, UK
Método de Ensino
          Aulas teóricas onde os tópicos do programa são abordados, complementadas com aulas práticas onde são debatidos esses temas e onde os alunos expõem igualmente o trabalho.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















