Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152326.
Docente(s)
            - Eduardo Fontão MontAlverne Brou  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não há pré-requisitos, mas aconselha-se que os alunos tenham conhecimentos elementares de Gestão.
Objetivos
          Pretende-se que os alunos consigam identificar e analisar o fenómeno do Empreendedorismo, que detenham os principais conceitos, modelos e ferramentas que os habilitem a participar inteligentemente no processo de criação e gestão de start-ups e que adquiram uma predisposição positiva para o processo.
Programa
          I  INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2.1. O empreendedorismo e a atividade económica.
2.2. Determinantes nacionais do empreendedorismo
2.3. Determinantes pessoais do empreendedorismo.
2.4. Influência da esfera nacional cultural.
2.5.Notas finais.
II -  O EMPREENDEDOR
1.	Definições de empreendedor.
2.	A decisão de empreender.
3.	O histórico do empreendedor.
4.	Diferenciar inventores, empreendedores e gestores.
5.	Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
6.	A equipa da nova empresa.
III  O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
1.	Oportunidades e ideias.
2.	Fontes de novas ideias
3.	Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
4.	Métodos de geração de novas ideias.
5.	Avaliação das ideias.
6.	A proteção da propriedade intelectual.
6.1.	Patentes
6.2.	Marcas
6.3.	Direitos de autor
7.	O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
8.	Franchising.
IV  O PLANO DE NEGÓCIOS 
1. Utilidade e as partes componentes do Plano de Negócios.
2. Análise e formulação da Estratégia da nova empresa.
3. O Plano de Marketing da nova empresa.
4. Reunião e gestão dos Recursos Humanos.
5. A Forma Jurídica e as formalidades da criação da nova empresa.
6. O Financiamento da nova empresa.
7. Análise Económico-Financeira da nova empresa.
8. A apresentação do Plano de Negócios. 
Metodologia de avaliação
           1 Teste Escrito, sem consulta: 20% 
- Trabalho de grupo (Plano de Negócios): 75%
- Qualidade de Participação nas Aulas: 5%
Exame Final para os não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo)
Bibliografia
          - Barros, H. (2005). Análise de Projectos de Investimento. Lisboa:  Edições Sílabo
- Osterwalder, A.  e Pigneur, Y.  e Bernarda, G.  e Smith, A. (2015). Criar Propostas de Valor. Lisboa:  D. Quixote
- Osterwalder, A.  e Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócio. Lisboa:  Dom Quixote
- Santos, J.  e Ferreira, M.  e Serra, F. (2008). Ser Empreendedor; Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa:  Sílabo
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas. Os Planos de Negócios (trabalhos de grupo) dos alunos são desenvolvidos e acompanhados pelo docente ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
          Excel

















