Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 15,0 PL , Cód. 9152134.
Docente(s)
            - Sílvio Manuel da Rocha Brito  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final do U.C. o aluno deve ser capaz de:
- Explicar a evolução do estudo da liderança
- Identificar e explicar os diferentes modelos de liderança
- Escolher o estilo de liderança dependendo da situação
Programa
          1.Poder, influencia e liderança nas organizações.
- Persuasão e influência.
2.Gestão e Liderança.
- Gerir versus liderar.
- Gestores versus líderes.
- Liderança visionária, estratégica, e gestionária.
- Liderança e gestão.
3.Modelos de abordagem.
- Teoria dos traços de personalidade: Traços e tipos; Modelo Myers Briggs.
- Teorias comportamentais: managerial grid.
- Teorias contingenciais: modelo de Tannebaum e Schmidt; modelo contínuo autocrático-democrático; modelo de Fiedler; modelo situacional de Hersy  e Blanchard.
4. Novas abordagens de liderança: 
-Liderança carismática.
-Liderança transformacional.
-Liderança visionária.
-Liderança emocional.
-Liderança ressoante.
Metodologia de avaliação
          A avaliação sendo continua engloba casos práticos, e questionários feitos em aula, sendo a avaliação periódica constituída por uma prova de frequência. A soma das duas avaliações terá de somar, no mínimo 10 valores para dispensar de exame.
Bibliografia
          - Adair, J. (2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). (pp. 1-247). London:  Kogan Page
- Owen, J. (2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). (pp. 1-240). London:  Kogan Page
- Rego, A.  e Pina e Cunha, M. (2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). (pp. 1-30). Lisboa:  Sílabo
Método de Ensino
          Expositivo, interrogativo e experiencial.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















