Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 96448.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Noções básicas de imagem e de teoria da imagem. 
Conhecimento dos elementos da linguagem plástica.
Capacidade de registo figurativo e expressivo
Objetivos
          I Demonstrar capacidade visual para interpretar e descrever
II  Formar para o exercício crítico e consciente 
III Valorizar dúvida, erro, hipótese, argumento
IV Conhecer procedimentos específicos de investigação
V Valorizar a comunicação visual como texto
VI Valorizar a experimentação visual
Programa
          1 Id., imagem, identidades, espelho, visual branding
2 Procedimentos controlados, retórica visual
3 Metodologias. Procedimentos e design colaborativo
4 Leitura de imagens
5 Intervenção (discursos) dos alunos
Metodologia de avaliação
          Exercícios de demonstração de competências e domínio dos conteúdos
Trabalhos críticos de análise de imagens Frequência de avaliação dos trabalhos 
Período de exame de carácter escrito
Bibliografia
          -  μ., G. (1989). Retorica general. MadridBarcelona:  Ediciones Paidós
- Justo, V. (1996). Principios de teoría General de la Imagen. Madrid:  Pirâmide
- Vilches, L. (2002). Teoría de la Imagen Periodística. Madrid:  Ediciones Pirámide
- Zunzunegui, S. (1989). Pensar la imagen. Madrid:  Cátedra
Método de Ensino
          A)Aulas expositivas veiculando conceitos através de exemplos 
B)Leitura de imagens projetadas
C)Exercícios de experimentação 
D)Análise e discussão de publicidade impressa; retórica visual
E)Jogos didáticos coletivos; Investigação sobre a imagem
Software utilizado nas aulas
          Eventualmente de desenho vectorial e de tratamento/manipulação de imagem
PDF Creator ou PowerPoint

















