Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 2,0 O , Cód. 964444.
Docente(s)
- António Martiniano Ventura (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Compreender o processo fotográfico, a sua evolução e aplicação como técnica de registo, fabricação, reprodução e divulgação de imagens, no contexto do design de comunicação.
Proporcionar o desenvolvimento de capacidades conceptuais e operacionais no projecto de produtos "foto-gráficos".
Programa
1 A Fotografia como um processo, e as suas zonas de interesse: o Objecto, a Câmara e o Registo;
2 A luz e o Objeto: técnicas básicas de iluminação em fotografia;
3 - A formação da imagem: enquadramento, controle da exposição, foco e nitidez;
4 - A formação da imagem: ponto de vista e distância focal;
5 - A imagem fotográfica: imagem técnica ou artesanal?
6 - O registo fotográfico como técnica de fabricação, reprodução e divulgação de imagens;
7 A fotografia enquanto processo de comunicação;
8 Fotografia e narrativa;
Metodologia de avaliação
Dado que as características desta disciplina exigem uma participação activa do estudante, será apropriado que a avaliação da aprendizagem seja feita de modo contínuo, com formas de auto e hetero avaliação.
Bibliografia
- Hurburt, A. (1985). Diseño fotográfico: interacción del diseño con la fotografía. (Vol. 1). (pp. 1-127). Barcelona1: Gustavo Gili
- Melo, C. (0). Manual de Fotografia Digital. Acedido em 9 de novembro de 2014 em https://dl.dropboxusercontent.com/u/6359651/manuais%20de%20fotografia/5_Manual_Foto_Digital.pdf
- Silveira Ramos, M. e Soudo, J. (0). Manual de Técnicas Fotográficas. Acedido em 9 de novembro de 2014 em https://dl.dropboxusercontent.com/u/6359651/DTAG/1_Manual_Tec_Foto.pdf
- Ventura, A. (0). Para uma didática da imagem - Leitura e análise da imagem. Acedido em 10 de novembro de 2014 em https://dl.dropboxusercontent.com/u/6359651/TI%20II/Leitura_Imagem.pdf
Método de Ensino
Um conjunto de exercícios que, devidamente sequenciados e relacionados, irão permitir, no seu desenvolvimento experimental, produzir reflexão sobre três questões básicas: o que é a fotografia, para que serve e como se faz.
Software utilizado nas aulas
Não Aplicável