Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 3,0 O , Cód. 964438.
Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino (2)
- Maria João Bom Mendes dos Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Noções básicas de história e teoria do design gráfico.
Objetivos
Os objectivos desta unidade curricular são:
1. sensibilizar os alunos para o papel do Design e do designer na nossa sociedade;
2. desenvolver capacidades críticas e interventivas no campo do Design em geral e da Comunicação gráfica em particular.
Programa
1. O futurismo, o Dadaísmo e o Surrealismo;
2. O suprematismo e o Construtivismo russos;
3. O De Stijl;
4. A Bauhaus;
5. Jan Tschichold e a Nova Tipografia;
6. Eric Gill e a Gill Sans;
7. O Estilo Tipográfico Internacional;
8. Os pioneiros do design digital
Metodologia de avaliação
A avaliação contempla os trabalhos teóricos desenvolvidos nas aulas (que valem 50% na nota final) e um teste final (em frequência ou em exame) (que vale 50% na nota final).
Bibliografia
- BLACKWELL, . (1993). La tipografia del siglo XX. Madrid: Editorial Gustavo Gili
- FRASCAR, J. (2004). Communication Design, Principles, Methods and Practice. New York.: Allworth Press
- HELLER & CHWAST, S. (1988). From Victorian to post-modern. London: Thames and Hudson
- JULIER, G. (1997). The thames & Hudson dictionary of 20th century design and designers. London: Thames & Hudson
Método de Ensino
1. Sessões expositivas com recurso ao datashow, imagens e vídeos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.