Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 964437.
Docente(s)
- Luis Filipe Cunha Moreira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1.Conhecer a fundo a tipografia de modo a usá-la em projetos de design tendo em vista uma grande clareza de comunicação; 2. compreender e aplicar as regras ergonómicas de legibilidade e de leiturabilidade; 3. saber analisar criticamente segundo os parâmetros da ergonomia da comunicação.
Programa
1. Tipografia: evolução histórica, categorização e exemplos de aplicação prática dos tipos;
2. Regras da aplicação da tipografia em função da legibilidade e da leiturabilidade: 2.1. Tipos display e de texto; 2.2. Legibilidade e leiturabilidade; 2.3. Altura-x; 2.4. As caixas; 2.5. Com e sem serifas; 2.6. Espessura e contraste; 2.7. Formas das letras; 2.8. Entrelinha; 2.9. Espacejamento; 2.10. Alinhamento do texto;
3. Teoria da cor aplicada ao design de comunicação;
4. Sistemas de pictogramas e sinalética;
5. Representação diagramática.
6. Análise crítica de casos de design de comunicação.
Metodologia de avaliação
Avaliação dos projetos de análise desenvolvidos pelos alunos (peso de 30%)
Avaliação escrita versando as matérias dadas (peso de 70%).
Épocas de exame estabelecidas: avaliação escrita.
Bibliografia
- Andrew, H. e Baines, P. (2002). Type & Typography. Londres: Laurence King Publishing
- Lupton, E. (2010). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, and Students (Design Briefs). EUA: Princeton Architectural Press
- Rayan, A. (2006). Pictograms, Icons & Signs: A Guide to Information Graphics. Londres: Thames & Hudson Ltd
- Spiekermann, E. e Ginger, E. (2013). Stop Stealing Sheep & find out how type works. Berkeley, EUA: Adobe press
Método de Ensino
1. Aulas teóricas auxiliadas com projecção em datashow dos conteúdos programáticos escritos e preparados pelo professor;
2. Aulas práticas de análise de peças de design de comunicação segundo os parâmetros da ergonomia da comunicação.
Software utilizado nas aulas
N. A.