Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964410.
Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Desenvolvimento da competência de resolução de problemas relacionados com assuntos de escolha de iluminação e uso das diversas possíveis luzes no design com luz.
Programa
1-Conceitos de fotometria: energia e potência; fluxo luminoso; rendimento luminoso; intensidade luminosa e iluminância.
2-Espetro eletromagnético; fontes de luz monocromáticas e policromáticas. Corpo negro, temperatura de cor.
3-Reflexão (RE) e refração (RA) da luz: aplicações práticas das leis da RE e RA. Princípio Fermat. Transmissão e absorção da luz. Propriedades importantes dos meios transparentes (índice de refração, coeficiente de absorção). Lentes, classificação e obtenção de imagem por construção geométrica.
Metodologia de avaliação
Desenvolvimento presencial um trabalho individual ligado ao design com luz (tema de escolha pessoal ou ligado ao curso). Duas frequências ao longo do semestre. Os alunos têm também, para casa, testes de autotreino com feedback automático.
Bibliografia
- Fernandes, R. (0). Física da Cor IPT vibes, um PLE para servir de exemplo. Acedido em 1 de dezembro de 2014 em http://www.netvibes.com/rosab#conteudos_principais
- Fernandes, R. (0). sebenta pratica de fisica da cor 2012 2013. Acedido em 1 de dezembro de 2014 em https://www.dropbox.com/s/isatzn16nok4vbl/sebenta%20pratica%20de%20fisica%20da%20cor%202012%202013.pdf?dl=0
- Fernandes, R. (0). sebenta teorica de fisica da cor 2012 2013. Acedido em 21 de dezembro de 2014 em https://www.dropbox.com/s/i1rotsj2q2sjt70/sebenta%20teorica%20de%20fisica%20da%20cor%202012%202013.pdf?dl=0
- Hewitt, P. (2009). Física Conceitual (cap 19, 20, 26, 28 e 29). São Paulo: Bookman
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas para resolução de problemas, desenvolvimento semanal de trabalho de grupo na área do design com luz e realização de experiências práticas. Para esclarecimento adicionais são utilizadas simulações online e vídeos.
Software utilizado nas aulas
Moodle, simulações PHET e outras simulações online.