Publicação em Diário da República: Despacho nº 9398/2015 - 18/08/2015
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL , Cód. 810621.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Trata-se de uma UC na qual se pretende que o aluno compreenda, modele e calcule estruturas reticuladas hiperestáticas, de acordo com as seguintes competências:A.Compreender os princípios fundamentais do comportamento estático das estruturas reticuladas em regime de linearidade elástica.B. Desenvolver modelos de cálculo adaptados a situações correntes de funcionamento de sistemas estruturais.
C.Analisar e resolver estruturas hiperestáticas com base nos Métodos das Forças, Deslocamentos e Cross. D.Utilizar os Teoremas Energéticos como forma expedita de cálculo estrutural.E.Compreender e utilizar a teoria das Linhas de Influência na determinação de componentes de reacção de apoio, esforços e deslocamentos em estruturas F.Utilizar programas de cálculo de estruturas reticuladas planas como ferramenta de suporte à verificação dos resultados obtidos analiticamente e à sensibilização para os factores que condicionam o seu comportamento no contexto do projecto estrutural.
Programa
1. Princípios gerais do equilíbrio elástico dos corpos sólidos.
2. Introdução à análise de estruturas.
3. Teorema dos trabalhos virtuais.
4. Análise de estruturas pelo Método das Forças.
5. Métodos energéticos no cálculo de estruturas.
6. Análise de estruturas pelo Método dos Deslocamentos.
7. Método de Cross
8. Linhas de influência.
Metodologia de avaliação
Realização de uma prova escrita, em época de avaliações e trabalhos práticos propostos durante o semestre.
Bibliografia
Método de Ensino
Exposição teórica dos aspectos fundamentais relacionados com os conteúdos programáticos da unidade curricular. Resolução de exercícios práticos que permitam a intervenção crítica dos alunos.
Software utilizado nas aulas
-