Publicação em Diário da República: Despacho nº 9398/2015 - 18/08/2015
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 810618.
Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Desenvolver uma atitude empreendedora. Compreender e estruturar o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio. Avaliar as potencialidades de um novo negócio. Aplicar os instrumentos de análise financeira, e identificar as fontes de financiamento. Reconhecer as vantagens das parcerias.
Programa
1.Conceitos de empreendedorismo. 2. Processo empreendedor. 3. Metodologias para a escolha do projecto. 4. Elaboração de um plano de negócios. 5. Financiamento do projecto. 6. Como criar a sua empresa. 7. Sucesso/insucesso empresarial.
Metodologia de avaliação
Avaliação colectiva: Elaboração escrita de um plano de negócios trabalho de grupo- (60% da nota global da disciplina).
Avaliação individual: Apresentação e discussão do plano de negócios (40% da nota global da disciplina).A nota mínima é de 10 val.
Bibliografia
- Ries, E. (2011). The Lean Start up. New York: Crown Business
- Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. Lisboa: Porto Editora
- Silva, M. e Mainardes, E. (2012). Inovação Empreendedora das Pequenas e Médias Empresas' in Marketing Empreendedor - Novos Rumos para o Sucesso nos Negócios de Micro, Pequenas e Médias Empresas. (pp. 59-89). Curitiba: Xibpex
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que é apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como a discussão dos projectos dos alunos.
Software utilizado nas aulas
Word e Excel