Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938077.
Docente(s)
- Maria Madalena Giraldes Barba Pessoa Jorge Oudinot Larcher (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não alicável
Objetivos
Dar uma visão global do património de matriz portuguesa no mundo, com uma abordagem através dos grandes períodos da expansão, dotando os alunos de capacidade de enquadramento das diversas realidades culturais e compreensão dos impactos da presença portuguesa nas realidades patrimoniais locais
Programa
I. HISTÓRIA DO PATRIMÓNIO LUSO NOS RUMOS DA HISTÓRIA
§ 1º. Nos Primórdios da Expansão
1. Primeiras implantações em Marrocos
2. A reabilitação do património marroquino pelos portugueses
3. A construção da Mina
§ 2º. O Primeiro Império: Índia e Oriente
1. Os modelos de estruturas urbanísticas utilizadas no Império
2. A confluência das culturas portuguesa e orientais e o seu impacto
3. A Etiópia e o património Gondar
§ 3º. O Segundo Império: Brasil
1. O Brasil e a sucessão de tipologias construtivas, procurando responder a aspectos defensivos, culturais ou geográficos
2. O barroco mineiro e as suas manifestações artísticas
§ 4º. O Terceiro Império: África dos séc.s XIX e XX
1. Arquitectura militar, religiosa e civil
2. Relações interculturais e património cultural
II. A ACTUAL SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO LUSO
1. Acções coordenadas de defesa do património luso
2. Património de matriz portuguesa classificado: a nível mundial e estadual
Metodologia de avaliação
A avaliação consiste:
-numa frequência e num trabalho, valendo cada 50% do total, em que se é aprovado com dez valores;
-num exame (para quem não tiver sido aprovado e tiver tido nota mínima de 7 no trabalho) em que se é aprovado com 10 valores
Bibliografia
- DIAS, P. (2008). Arte Portuguesa no Mundo. Lisboa: Publico
- MATTOSO, J. (2010). Património de origem portuguesa no mundo: arquitectura e urbanismo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Revista Oceanos.(1983, 0 de ---). Revista Oceanos,
Método de Ensino
A orientação metodológica passa por:
- uma parte expositiva
- análise de diversos tipos de fontes documentais
- utilização de meios audio-visuais
- dentro das possibilidades, visitas de estudo
Software utilizado nas aulas