Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938055.
Docente(s)
            - Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Relacionar o contexto de desenvolvimento dos movimentos artísticos em Portugal na Época Moderna, com as suas características peculiares. 
Caracterizar e identificar as suas principais manifestações artísticas e respectivos autores.
Desenvolver a capacidade de pesquisar e tratar informação científica
Programa
          I - A transição do modo gótico para o Manuelino, em Portugal:
   1 - A pintura: de Nuno Gonçalves às Escolas de Coimbra e Lisboa
   2 - O tardo-gótico arquitectónico: as grandes edificações manuelinas
II  O Ciclo Renascentista: inovações e resistências
   1-A aproximação ao Classicismo italianizante
   1.1-A Arte «ao Romano»: fontes e vias de penetração
   2-A Pintura no primeiro quartel do século XVI
   2.1-A organização do trabalho
   2.2-A encomenda e o mecenato. As obras reais e os particularismos regionais
   2.3-As importações. A prevalência das oficinas flamengas
   2.4.-A produção nacional. Centralidade e periferismo
   3-A Escultura: as Escolas de Lisboa, Coimbra e Évora 
   4 - A introdução dos novos modelos na arquitectura 
III  DO RENASCIMENTO AO MANEIRISMO 
   1-A nova conjuntura artística e as mudanças de gosto
   1.1-Portugal e a Prima Maniera italiana
  1.2-A suave Maniera: a Idea
  1.3-A geração dos pintores «romanizados»
   2-A Contra-Reforma e a Contra-Maniera.
   2.1-A Pittura Senza Tempo e o «Decoro» tridentino
   2.2 - A arquitectura chã
IV  O BARROCO 
1-O limiar do Barroco
 1.1-Resistências e aceitação: Arquitectura religiosa, civil e militar
 1.2-A pintura 
 1.3-A escultura
2 - O BARROCO JOANINO
 1-Arquitectura
 2-Escultura
 3-Pintura
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: duas frequências ao semestrais, onde obterão média final mínima de 10 valores, sendo que o valor mínimo obtido em cada frequência será de 7,5.
Em regime de avaliação final serão sujeitos a um exame final, cujo valor mínimo é dez.
Bibliografia
          - Pereira (coord), P. (1995).  História da Arte Portuguesa. (Vol. II e III). Lisboa:  Círculo de Leitores / Temas e Debates
- Réau, L. (1957). Iconographie de lArt Chrétien,. (Vol. 1,2,3). Paris:  Presses Universitaires de France
- V.V, A. (1986). História da Arte em Portugal.. (Vol. 5,6,7,8,9,10). Lisboa:  Alfa
- VV, A. (2010). A Nova História da Arte de Janson. A tradição ocidental, revisão científica de Fernando António Baptista Pereira, 9ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
Método de Ensino
          Aulas teóricas com base na observação e análise de obras de arte.
Aulas teórico-práticas com base na discussão e reflexão sobre conteúdos abordados nas aulas teóricas, através da análise de obras de arte e leitura comentada de textos
Visitas de estud
Software utilizado nas aulas
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